Publicado em Uncategorized

Os segredos de Deus (5)


Estudo Bíblico com base em Efésios

Você já parou para pensar que Deus tem segredos? Algo que ele só contaria para os mais íntimos?

Pois é … Deus tem segredos, sim!

Estamos estudando o livro de Efésios. E, como sempre gostaria de fazer … vamos orar antes mesmo de continuar esta leitura? Antes de ir um pouco mais a fundo?

“Pai. Queremos honrá-lo e glorificá-lo através deste breve estudo. Que os seus segredos mais íntimos revelados na Tua Palavra, através de Jesus nosso único e suficiente Salvador e Senhor das nossas vidas seja a motivação da nossa transformação. Em Nome de Jesus, Amém!”

A salvação começa com Deus e não com o homem.

Agora, acredito que este é onde está o problema! Dentro de Nós. Por isso, não entendemos como Ele pode escolher-nos antes da fundação do mundo, não é?

Precisamos lembrar que somos criaturas submetidas ao tempo. E Deus habita em eternidade.

Manifestamos o nosso modo de ser em três tempos do tempo … “Eu fui”, “eu sou”, “Eu vou ser”.

Deus expressa seu modo de ser no eterno presente … “Eu sou”, “Eu sou”, “Eu sou”.

Nós somos finitos! Deus é infinito! Nós vivemos no aqui e agora, capazes de lidar apenas com uma coisa de cada vez. A vida é-nos apresentada em pequenos pacotes. Nós podemos antecipar o futuro e recordar o passado, mas nós vivemos neste momento que chamamos de presente.

Na mente de Deus, no entanto, o passado, presente e futuro são vistos no todo – abraçando o presente.

Assim, quando lemos que fomos escolhidos em Cristo “antes da fundação do mundo”, devemos entender que o Espírito Santo declarou a questão da nossa perspectiva. Uma vez que Deus vive em tempo presente, é a Ele sem diferença de tempo entre no momento em que me escolheu e o que eu escolhi no momento dele. A percepção da diferença de tempo é só nossa. Do ponto de vista de Deus eterno presente, ambos os atos são simultâneos. Esta explicação não é, no entanto, uma tentativa de diminuir o mistério da graça de Deus. Spurgeon disse: “Se Deus não tivesse me escolhido antes da fundação do mundo, Ele não iria me escolher agora!”

Mas onde é que esta o livre arbítrio do homem? Quero dizer, Deus só chega olha para baixo e salva algumas pessoas, mesmo que elas não queiram ser salvas? Que papel desempenha o homem?

Eu não acredito que Deus escolhe alguns para a salvação e outros para condenação. Deus diz que “Quer que nenhum pereça, mas para que todos cheguem ao arrependimento.”

Deus disse que “amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”.

Jesus disse: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu lhe darei descanso …”

E poderíamos citar muitas Escrituras para provar isso.

Paulo já disse aos efésios, que tinham sido fiéis, para continuarem a sua fidelidade em Jesus Cristo. Eles tiveram, em algum momento, que colocar sua fé e confiança nEle.

Em algum momento eles teriam que se arrepender.

Em algum ponto do tempo, eles acreditariam em Jesus.

Até amanhã!

Deus lhe abençoe

Pastor Derville

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

