Publicado em Sermões e Esboços

O que você anda falando por aí, hein?


 Quando você fala as Palavras de Deus, você traz vida para a sua vida!

Só Deus tem o poder de declarar algo e aquilo realmente acontecer. Observe em Gênesis 1:3, Deus disse “haja”, e “houve”. Declarações poderosas!

Como nós gostaríamos que as nossas promessas de Deus, pudesse se cumprir!!! Mas, para isso acontecer é necessário andar em sabedoria. Caminhar em Cristo! Qual é esse caminho? É o caminho que busca conhecer mais profundamente a Palavra de Deus! Amar ler e estudar a Palavra de Deus. Praticar a Palavra de Deus.

Leia Tiago 1:21-22

Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

  • q livrem-se de toda impureza moral: joguem fora! Existe uma essência que deve ser jogada fora. São aqueles pensamentos presunçosos. Pensamentos de manipulação de situações. Pensamentos que muitas vezes não levam a ação, mas estão ali instalados, prontos para agir em maldade, dependendo da oportunidade para agir. Muitos pensam em matar, roubar, embora não hajam, pensam, planejam. Mas, guardam em seus corações todas as maldades.
  • q livrem-se da maldade que prevalece: joguem fora! Existe uma capa, uma superficialidade! Uma aparência do mal. Existem situações que nos deixam encabulados, pois as outras pessoas pensam exatamente o que não aconteceu. Armadilhas da vida. Então, Jesus, nos ensina, vigiem! É uma exposição de maldade que acaba prevalecendo, um vestígio de maldade, uma aparência do mal em sua vida. Saia fora!
  • q aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los: Aceitar humildemente, quando a Palavra de Deus nos confronta, normalmente nos gera uma reação. Esta reação poderá ser uma expressão da rebeldia que ainda carregamos. Nos faz inimigos de Deus! Aceitar humildemente a Palavra de Deus, significa, receber em paz, receber em gratidão, receber em mansidão. Este “aceitar”, para aqueles que não crêem em Deus significa “fraqueza”, ou até mesmo “uma confissão” que está “errado”. Isto é uma grande distorção da Palavra de Deus. Aceitar a Palavra de Deus, significa na verdade, entrar debaixo da unção de benção que ela proporciona e ao mesmo tempo fugir da “acomodação” que o pecado normalmente traz.
  • q sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos: Palavra de Deus que entra por um ouvido e sai pelo outro, não é Palavra de Deus. Palavra de Deus, que eu pratico me torna cada vez mais comprometido com o Deus da Palavra. Querer se enganar é ouvir a Palavra de Deus, e continuar vivendo o padrão de comportamento do mundo – vingança, mentiras, malandragens, fingimentos, ameaças, chantagens, etc. Este corpo de malignidade que não sai da sua vida, mantendo-o num cativeiro de desconfianças, ódio e maldades, geradores de justiça própria e não de Deus, o levam a distanciar do poder e da benção da Palavra de Deus.

Uma das expressões do Poder da Palavra de Deus é descrição bíblica da criação, pois foi feita através deste poder! (Hebreus 11:3 –  Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.). Na medida em que Deus falava, sua criação surgia como resposta ao seu comando. O poder de Deus flui através da sua palavra. Por isso a sua Palavra tem objetivos específicos! E não volta vazia (Isaías 55:11 – assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.)

Uma das nossas semelhanças com Deus se expressam através das nossas próprias palavras. Nossas palavras também podem criar ou destruir (Provérbios 18:21 – A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.) e (Efésios 4:29 – Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.).

O que você tem falado ultimamente? O que temos falado? Muitos pela manhã, se tem sol, diz que “horrível”, se tem chuva, dizem que “chato”. Outros ao receberem seus salários dizem: “que porcaria”. O que você tem dito? Bênçãos? Maldições? (Romanos 12:14 – Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.). Falando a Palavra de Deus e vivendo de acordo com a mesma, seremos canais do poder de Deus.

Você sabia que o Espírito Santo opera através da Palavra de Deus? (Gênesis 1:2 –  Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.). Vamos nos lembrar da experiência de Maria, que recebeu a Palavra de Deus por intermédio do anjo Gabriel, creu na palavra, submeteu-se ao propósito divino e teve a concepção realizada pelo Espírito Santo. (Lucas 1:38 – Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra“. Então o anjo a deixou.). A palavra de Deus não opera em nós de modo automático. Precisamos receber, crer e obedecer (Hebreus 4:2 – Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram). Ela é a semente que precisa ser recebida, regada e cultivada.

Ainda hoje, Deus ainda cria através da sua palavra. Ele continua falando conosco e seu Espírito continua agindo para que sua vontade se concretize. A palavra de Deus fez com que Jesus fosse gerado em Maria. Da mesma forma, o principal propósito da palavra de Deus é que o caráter de Cristo seja gerado em nós (Gálatas 4:19 – Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.).

Enquanto Ezequiel profetizava, falando as palavras de Deus, e os ossos que já estavam secos foram vivificados mediante a Palavra de Deus (Ezequiel 37). Por isso, receba a Palavra de Deus com fé e deixe que o Espírito Santo opere em sua vida, curando, libertando e edificando. Receba em mansidão.

Que Deus lhe abençoe muito através deste estudo!

Amém.

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s