Publicado em Devocionais

Cuidado!!! A comparação é uma armadilha terrível …


“Maravilhoso é o dia em que alguém finalmente descobre a sua preciosa singularidade. Este mundo é como um tapete inacabado. Somente você pode preencher aquele pequeno espaço que – asolutamente – é só seu e de mais ninguém.” Leo Buscaglia

Quando crianças freqüentemente tínhamos por costume comparar os nossos brinquedos, comparar a nota que recebíamos na escola, comparar a roupa que usávamos. Ao crescermos abandonamos a prática frontal da comparação, porém, isso não significa que ela deixou de existir. As comparações se tornaram mais sofisticadas e perderam a ingenuidade e inocência dos tempos de criança.

Porém, os efeitos da comparação são terríveis e podem trazer enormes prejuízos para quem os pratica. Quando você compara o corpo do seu cônjuge com o corpo do cônjuge de alguém, quando você compara a habilidade e formação de uma pessoa com a de uma outra, certamente que você está armando uma terrível armadilha para si mesmo.

O problema da comparação é porque ela é mesmo uma armadilha. Quando você se compara com alguém imediatamente lhe sobrevem um entre dois sentimentos prejudiciais. Se ao comparar com alguém você se sentir inferior isso irá lhe trazer um sentimento de inveja e impotência. Se ao comparar com alguém você se sentir superior isso irá lhe trazer um sentimento de soberba e orgulho. Ambos sentimentos em nada lhe beneficiam. Pelo contrário, as conseqüências são devastadoras.

Comparações em última análise não apenas é uma armadilha mas é uma afronta ao próprio Deus. As Escrituras denominam essa atitude de “insensatez.” Ao se cercar dessa terrível e desastrosa tentação tente assegurar ao seu próprio coração a preciosidade da sua singularidade e a maneira meticulosa como Deus lhe criou. Lembre que você é especial para Deus e se você não for você ninguém jamais poderá ser você por você.

 

Deus lhe abençoe muito.

 

E, não se esqueça, estou orando por você todos os dias da minha vida.

“Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.” II Coríntios 10:12

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s