Publicado em Estudos Bíblicos

Os Segredos de Deus: Introdução


Estudo Bíblico com base em Efésios
Segredos de Deus
Nesta introdução, você iniciará o estudo sobre a carta de Efésios.
Muitas informações sobre a carta, autoria e sua influência serão comentados durante o desenrolar do estudo.

Deus tem segredos

Você já parou para pensar que Deus tem segredos? Algo que ele só contaria para os mais íntimos?Pois é … Deus tem segredos, sim! Começamos um breve estudo, hoje, no livro de Efésios. E quero contar-lhe um segredo: “estou muito animado com isso”. E, como sempre gostaria de fazer … vamos definir um pouco mais a fundo suas palavras e também da sua história.

O escritor e seu estilo

O escritor foi o apóstolo Paulo. A carta foi escrita em 62 dC para a igreja em Éfeso. Seu estilo é mesmo utilizado por Paulo nas outras cartas. Alguns detalhes no chamam a atenção. Por exemplo, em Efésios existem oitenta duas palavras que não ocorrem em nenhum outro escrito de Paulo, e que trinta e oito não se encontram em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Destaco as palavras “dissolução” e “comunidade”. Sua referência ao céu é utilizada a expressão “nos lugares celestiais”; para “dar graças”, utiliza-se “conceder graciosamente”; para se referir a Satanás, utilizou “diabo”. No que diz respeito às orações, que normalmente são curtas, concisas e formadas por orações breves, em Efésios não ocorrem. Ligar termos sinônimos não ocorre nos outros escritos paulinos, somente em Efésios. Alguns autores entendem através destas diferenças que o autor é um discípulo de Paulo. Mas, estes não são os segredos de Deus e sim o seu conteúdo como veremos adiante.

O cenário

Éfeso era uma igreja na Ásia Menor, numa região em que, hoje, está a Turquia. Éfeso foi um dos maiores centros do Império Romano e apenas perdendo para a cidade de Roma, em seus dias. Éfeso foi realmente uma das grandes cidades do mundo, e que continha uma das sete maravilhas do mundo … O Templo de Diana, que foi o maior templo grego. Foi 4 vezes maior do que o Parthenon. Dentro deste belo templo estava a estátua de Diana. Uma bela imagem. Uma gigantesca imagem. Um florescente comércio foi levado a cabo na cidade. Pequenas estátuas esculpidas a imagem de Diana eram então fabricadas, santuários de prata ou modelos do templo. Todo mundo que um dia visitou Éfeso, levou para casa uma destas lembranças. E nós sabemos a partir do livro de Atos que essas estátuas eram um negócio muito lucrativo em Éfeso.

A missão de Paulo

Foi para esta cidade idólatra que Paulo foi determinado a pregar o Senhor Jesus Cristo. Lembre-se que Paulo foi chamado por Deus como o apóstolo (enviado) dos gentios, mas ele também sabia que “O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, ao judeu primeiro e também do grego.” E por causa disso, Paulo fez o que sempre fez … ele foi primeiro para a sinagoga e pregava aos judeus … e ele falou lá por três meses (Atos 19:8) “disputando (raciocinando) e persuadindo-os acerca do reino de Deus”. Lembrando que este assunto era muito interessante no seu tempo, pois aguardavam a vinda do “Messias” e o estabelecimento do seu “Reino”. Depois de três meses, Paulo encontrou-se com a oposição dos judeus e ele deixou a Sinagoga (Atos 19:9), mas ele permaneceu em Éfeso e continuou a ensinar lá por dois anos completos! (Atos 19:10). E Atos 19 diz-nos que durante esses dois anos “todos os que viviam na Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.” O povo de Éfeso ouviu mais o ensino da Bíblia através de Paulo do que qualquer outro povo. Os estudiosos da Bíblia acreditam que o evangelho foi mais eficaz nessa área do que em qualquer outro lugar e ou em qualquer momento na história do mundo.

O conteúdo

Vamos ver grandes verdades espirituais neste livro. E enquanto vemos, descobrimos qual era o entendimento espiritual destas pessoas. Quer dizer, Paulo não teria escrito grandes verdades espirituais que estivessem além de suas capacidades de entendimento. Paulo sabia a profundidade do compromisso com o Senhor Jesus destas pessoas e ele sabia que elas possuíam como característica um espírito ensinável. Paulo sabia que, mesmo nesta cidade pagã de Éfeso, onde adoração de ídolos e comércio de ídolos floresceu, é que Deus poderia e faria milagres!

O que podemos aprender

E deixe-me dizer isto aqui … A Bíblia é um livro tão maravilhoso … tão rico … tão cheio de grandes verdades, que Deus quer que saibamos todos os seus detalhes! Nós não podemos compreender completamente tudo o que ela contém, mas que nunca devemos parar de buscar e de procurar. Deus nos disse que a sua palavra não volta vazia. E eu acredito que um estudo diligente honra a Deus. Acredito que, se você tem um pouco de fome pela Palavra de Deus, Ele lhe dará uma fome mais profunda. Eu não creio que Deus está satisfeito com algo superficial. Creio que quando consideramos a Palavra de Deus mais do que nossos alimentos básicos, vamos realmente ser alimentados por ela! Eu disse isso, para simplesmente incentivá-lo a estudar de forma diligente Efésios … com seriedade e com compromisso. Portanto, pare um pouco … e leia Atos 19 em sua Bíblia.

Até amanhã, se Deus assim nos permitir!
Deus lhe abençoe
Pastor Derville

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s