Publicado em Sermões e Esboços

Conflitos na Família de Deus


pulpitoTiago 4:1-12 (NVI)

1 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

2 Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?

6 Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

9 Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.

10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

11 Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.

12 Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

Por que temos tantos conflitos uns com os outros? Por que brigamos tanto? O mundo está cheio de pessoas degeneradas cujas vidas estão cheias de todo o mal, portanto, as pessoas não podem fazer mais nada a não ser a guerra de uns contra os outros.

Até mesmo dentro da família da fé, muitas vezes surgem brigas.

Qual é a origem disso tudo?

1. A causa dos conflitos pessoais

a. Alguns, que se denominam “cristãos” têm desejos por coisas mundanas e ainda afirmam que podem ser auto-controladas. v.1

Seus interesses X interesses dos outros

Guerra dentro de si, interior, dos seus membros = o conflito interno, físico e mental dos elementos do corpo que deseja cumprir todas as suas egocentridades e todos os prazeres incontrolados do coração.

Guerras e combates que não começam do lado de fora, mas no interior de cada homem.

Marcos 7:21-23

21 Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

22 as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.

23 Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ “.

b. Alguns, que se denominam “cristãos” sentem constantemente uma falta de vontade de serem controlados pelo Espírito Santo. v.2A

Você tem luxúria e não têm: Nossos desejos egoístas nos conduzem as contendas, conflitos, guerras e batalhas, porque esses alimentos servem a velha natureza em vez de alimentar a nossa nova natureza.

A velha natureza diz: “dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma manada para não sair de uma!”

O coração do homem natural nunca está contente. Quando o corpo, a mente e o espírito não se rendem a Deus, então, ele se torna um círculo vicioso de procurar e procurar, mas sem nunca estar satisfeito.

c. Alguns, que se denominam “cristãos” têm uma doença complicada que é a “alergia a uma vida de oração”. v.3

Inimizade = falta de sinceridade no coração, adoentado, pedimos com motivos errados

Nós não pedimos, a fim de cumprir perfeita vontade de Deus, mas, a fim de cumprir nossos planos pecaminosos e nossa vontade egoísta.

d. Alguns, que se denominam “cristãos” desejam ter uma amizade especial com o mundo. v.4

Adultério = adultério espiritual contra Deus quando buscamos após outros deuses, como o prazer e as coisas oferecidas pelo mundo

É impossível ser um amigo do mundo e de Deus, ao mesmo tempo.

Lucas 16:13

“Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Deus não vai corresponder ou se relacionar com quem ficar assim, com lealdade dividida entre Seus filhos.

O mundo = a filosofia e as práticas desse homem – centrado em Satanás – dirigidos por um sistema ateu e uma sociedade com múltiplos deuses em que vivemos, e com práticas fora da Palavra de Deus, não poderá ser considerado um filho de Deus, um cristão!

PRIMEIROS RESULTADOS TRÁGICOS CAUSADOS PELO MUNDANISMO:

Amizade = mistura-se com a multidão (passa a acreditar que TODOS são filhos de Deus)

Amor = tendo um carinho pelas coisas mundanas, mesmo alegando que “conhece” a Jesus – 1 João 2:4 “Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.”

Conformismo = tendo no mesmo molde do mundo – Romanos 12: 2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Carnais = perda de recompensas – 1 Coríntios 3:1-3, “1 Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, 3 porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?”

Porque havemos de odiar o sistema mundial CONTROLADO POR Satanás? Porque temos um Deus zeloso, que quer a nossa total fidelidade v.5

2. A cura para conflito pessoal

a. Submeter-se, pois, a Deus: a colocar-se na categoria  de submissos a Jesus Cristo

b. resisti ao diabo = submetendo a Deus

Saturar as nossas mentes com a Palavra de Deus. 2 Timóteo 3: 16, 17 – “16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

Saturar as nossas vidas com orações. João 15:7,  “7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.”

c. Presença de Deus: o desejo de uma verdadeira relação estreita com Ele – Hebreus 4:16, “16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

d. Limpe as mãos e purifique seu coração = simbolicamente lavar significa estar afastado do pecado em uma apresentação da vida e divino perdão a Deus por mim – João 1:9, “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.”, Salmo 24:4-6 , “4 Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. 5 Ele receberá bênçãos do SENHOR, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça. 6 São assim aqueles que o buscam, que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.”

e. Seja aquebrantado = sendo aquebrantado e sentindo-se miserável por causa de nosso pecado, Salmo 51: 17, “17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.”

f. Humilde = rebaixado e fazendo-nos ver os nossos pecados como uma terrível ofensa contra Deus, 2 Crônicas 7:14, “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s