Publicado em Meditações

É segunda-feira. Se ajude, Pastor!


Desgastado!Se você estiver envolvido em qualquer tipo de ministério, no papel de liderança, ou trabalhando em um ambiente ministerial da igreja local, você precisa ler isso.

Porquê?

Porque hoje é segunda-feira, é o dia mais vulnerável da semana para você.

O dia em que somos mais suscetíveis a tentação, orgulho, irritabilidade, fadiga e desânimo.

Se há uma coisa que eu sei sobre segundas-feiras no ministério, é simplesmente isso, depois que Deus me usa, no domingo, Satanás vem contra mim na segunda-feira (retaliação!!!).

Domingos são dias de trabalho para os ministros. É mais do que apenas ir à igreja e fazer suas funções ministeriais. Domingos são os momentos em que tudo vem junto, a lição, o sermão, as conversas, depois da refeição com a família, ao preparo do que o programa do culto será, o que será oferecido e como será feito, em resposta ao Evangelho. O estresse e a pressão podem, literalmente, jogar um ministro ao chão, mas por estranha ironia é que eles também podem criar em nós uma emoção que energiza-nos para a missão. É verdade, o estresse e a adrenalina fazem as duas coisas, pois eles nos motivam a realizar e em seguida, eles nos abatem e nos desgastam emocionalmente e fisicamente. Muitos ministros não têm nenhuma idéia o por quê sentem-se desta maneira na segunda-feira . Eles pensam que estão apenas cansados. É muito mais que isso.

Fisicamente, seu corpo está concentrado o dia todo do domingo, e se você é o pregador isso se agrava mais. Os produtos químicos em seu corpo estão enfurecidos; adrenalina, endorfina e dopamina lhe dão o impulso que você precisa para obter seus feitos. Então a insônia da noite de domingo, o grande dia já passou e agora está no passado, e seu corpo é preenchido com o resíduo desses produtos químicos. Alguns ministros dormem de tanta exaustão. Outras pessoas não podem parar, já estão se preparando em suas mentes ativas e vão até as primeiras horas da manhã de segunda-feira.

Espiritualmente, você só saiu de uma guerra. Domingo é guerra e o ministro é um guerreiro (se você pensa que eu estou sendo muito dramático, então você nunca esteve com ele, ou você não o conhece). Deus tem usado você para entregar sua palavra ao seu povo e há uma batalha espiritual muito real que se desencadeou em torno de você durante todos os dias que se precederam. Quando isso acaba, você está gasto. Deus lhe concedeu a honra de servi-Lo e agora você precisa de descanso e um momento refrescante. Seu espírito está nas batalhas. Você deve renovar o seu coração e sua alma. Mas é difícil fazer isso na segunda-feira. A tendência é para embalar a segunda-feira enchendo de reuniões e se ocupar de muito trabalho. Mas segunda-feira é o dia em que você precisa descansar mais.

Logo depois que Deus usa você, é o seu momento mais vulnerável ao pecado. Sua guarda está baixa e as suas defesas estão fracas. Parece um contra-senso, mas é verdade. Poderia ser um pouco de orgulho em você desde o sermão bom que você pregou ontem ou desânimo porque a família que você esperava vir a Cristo nem sequer apareceu. De qualquer maneira, você precisa de um descanso após o seu dia de trabalho mais difícil e mais exigente. Segunda-feira não é o melhor dia para grandes lutas ou desafios.

Tenham cuidado na segunda-feira:

1. Você está mais vulnerável às críticas e ao desânimo. Deixe a maioria das chamadas e e-mails para a terça-feira. Podem esperar, ao menos que seja uma emergência médica ou espiritual.

2. Você está suscetível à tentação sexual, seja em pessoa ou online. Monitore seu humor e sua atividade online todos os dias, mas especialmente às segundas-feiras.

3. A fadiga de domingo, significa que você tem menos energia para se concentrar em tarefas importantes na segunda-feira. Agende, antecipadamente, as reuniões importantes, incluindo reuniões de equipe (se possível) para terça-feira em diante.

4. Fique fora da tomada de grandes decisões (pessoal, orçamento decisões, família) até que você tenha tido tempo para se reconectar com Deus e reagrupar seus pensamentos. A maioria das grandes decisões pode esperar alguns dias e o tempo a mais poderá lhe trazer maior clareza.

5. Faça um Plano Diferente para a segunda-feira. Separe e crie um tempo para que você possa ler, refletir, rezar, almoçar com sua esposa, levar seus filhos para a escola, ir ao ginásio, ou (surpresa!) Tirar uma soneca. Você trabalhou duro ontem. Separe um tempo para se rejuvenescer – um tempo para você!

tradução livre do Arquivo sob: Blog Post - Clayton King @ 8:47 - 14 de setembro de 2009
Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s