Publicado em Estudos Bíblicos

A raiva de Jonas: ainda prevalece na igreja de Cristo?


A preocupação de Jonas para com uma planta parece trivial e absurda e completamente incompatível com sua insensibilidade sobre o destino dos 120.000 habitantes de Nínive. Nínive está condenada por ele em seus pensamentos, mas na sua pressa em julgar e condenar, Jonas, perde a visão da sua missão: o arrependimento. E você, julga-se que também poderia ser culpado de abrigar pensamentos semelhantes aos de Jonas – condenando precipitadamente algumas pessoas?

O espírito de Jonas ainda está vivo e ativo na igreja cristã. Nós não podemos expressá-lo ou reconhecê-lo, pois geralmente somos cegos às nossas próprias incoerências e falhas, e as nossas ações exteriores nem sempre pode trair as atitudes que se escondem no fundo de nossos corações. Considere se como Jonas, você se importa mais para as plantas do que as pessoas – o seu jardim ocupa mais do seu tempo e energia e interesse do que as outras pessoas? Você se preocupa mais com a sua casa do que as outras pessoas? Será que o seu próprio conforto e felicidade superam sua preocupação com a segurança eterna dos outros? Você está mais preocupado com sua reputação do que por Deus para ser a obra salvadora de outros?

Não me entendam mal. Eu não estou dizendo que não há nada de intrinsecamente errado em jardinagem, ou ter uma casa confortável, ou cuidar de animais, seus interesses ou o que quer que seja. Esta é sim uma questão de prioridades. O que realmente te move? Em que direção você está indo? Quais são as coisas que fazem você ter raiva? Você está profundamente comovido por aqueles que estão caminhando para uma eternidade perdida? Estas perguntas e esse desafio veio com força em mim também, pois eu não estou isento, e minhas próprias atitudes e motivações não são irrepreensíveis.

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s