Publicado em Estudos Bíblicos

A raiva de Jonas: O que é que Jonas está fazendo?


Jonas vai para fora da cidade (5) e senta-se a leste de Nínive. Constrói um abrigo para lhe fornecer alguma sombra, e aguarda para ver o que vai acontecer. O que é que Jonas está fazendo? Lembre-se que Jonas tinha dado um aviso que em 40 dias o juízo de Deus cairia sobre a cidade (3:4). Passaram os 40 dias e a profecia ainda está para acontecer? Jonas fez pensar que a confissão do pecado e da profissão de fé dos ninivitas, não teria acontecido, ou que, em última instância Deus não cederia? Jonas estava preocupado com sua reputação na volta para casa, em Israel e na esperança de que Deus ainda iria trazer o julgamento contra Nínive, e que ele teria uma posição privilegiada para testemunhar a destruição do grande inimigo do seu país?

Jonas tinha observado tanto – ele tinha visto os povos pagãos claramente excitados e espiritualmente despertados por sua pregação, mas o seu coração era intocável e insensível a graça de Deus. Jonas tinha obedecido o apelo do Senhor (finalmente), mas suas ações não tinham sido acompanhadas nem inspiradas por uma motivação de restauração – em seu coração, Jonas era intolerante, de coração duro e egoísta.

Mais uma vez, como com o grande peixe, Jonas terá de ser confrontado com ele mesmo e ser orientado quanto aos seus erros e inconsistências no seu próprio pensamento.

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s