Publicado em Sermões e Esboços

Deixando a Cegueira Espiritual


Marcos 10:46-52

1. Introdução. A pessoa cega fica inutilizada para muitos prazeres. Muitas vezes há necessidade de desenvolver outras percepções. É assim com a cegueira espiritual (Ap 3:17)

2. O tempo e o lugar. Este milagre se fez na última viagem de Jesus a Jerusalém. Para Bartimeu era o caso do tipo hoje ou nunca. O lugar era Jericó, uma cidade debaixo de maldição. Jesus entrou ali e atravessou a cidade (para tornar a entrar depois e jantar com Zaqueu), mas primeiro curou o homem. Depois de entrar neste mundo e sair (para mais tarde voltar), Ele tem salvo milhares da cegueira espiritual, abrindo seus olhos para verem … (o que?).

3. O que sabemos das pessoas.

a) Vemos Jesus preocupado com esta última visita a Jerusalém, e o povo, atônito, em vez de rodeá-la, recua para trás. Mas mesmo assim, Ele atende prontamente à chamada do necessitado.

b) A multidão, indiferente à necessidade do cego, em nada ajuda.

c) O cego, percebendo a urgência do seu caso; desenganado de outros meios de cura; persuadido que Cristo pode curar seu mal; mostrava-se esforçado, importunado, urgente e crente.

4. Os Impedimentos. Pouco tempo: agora ou nunca. Uma multidão contrária. Uma capa que incomodava (cuidado para não dizer que a capa simboliza os pecados, que se deve largar para chegar a Cristo. Uma capa é uma coisa boa e até necessária, mas nesse momento parecia um empecilho. Há coisas muito ilícitas na nossa vida, que no momento de chegar na presença de Cristo, precisam ser desprezadas, porque podem nos impedir. Qual é a coisa ou pessoa que impede o ouvinte de chegar a Jesus?

5. A pergunta e a Cura. Considerar o alcance da pergunta de Jesus. Como responderíamos? Que desejou o homem cego? Qual a mais urgente necessidade do ouvinte?

A cura, imediata, perfeita, permanente. Jesus propõe salvar-nos até o fim, completamente (Hb 7:25).

6. E depois. Teve que mudar de meio de vida. Seguiu a Jesus pelo caminho, glorificando a Deus (Lc 18:43).

7. Conclusão: Se algum ouvinte ainda não enxerga Cristo perto de si no presente, e a felicidade com Deus no porvir, está cego espiritualmente. Que procure a Cristo, com insistência, a vista espiritual, tornando o homem curado como seu modelo.

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s