Publicado em Pergunte ao Pastor

Eu sou obrigado a frequentar a igreja que me ajudou no dia da minha necessidade?


Pergunte ao PastorPastor, estive passando por grandes dificuldades. Passei muita necessidade. Perdi meu emprego e fiquei desempregado por 3 anos. Minha esposa me abandonou. Estava cheio de dívidas. Fiquei muito depressivo. Daí, minha esposa foi numa igreja aqui perto da minha casa. Eles oraram por mim e pela nossa família. Depois disso, mandaram cestas básicas. Mas, eu disse para minha esposa que eu não queria ninguém da igreja, aqui na minha casa, para preservar a minha privacidade. Depois de alguns dias, as pessoas da igreja me mandaram a indicação de um emprego, e tive a sorte de conseguir ser aprovado. Até hoje trabalho nessa empresa – graças aos meus esforços.

Quando começou a melhorar a minha vida financeira, minha esposa voltou com as crianças. Em 3 meses nossa vida mudou e melhorou muito.

Mas, Pastor, daí começaram os problemas. Minha esposa queria dar o “dízimo para o pastor”. Queria levar as crianças para a igreja – eu acho que as crianças só devem ir para a igreja quando forem adultas. E o pior, ela queria que eu fosse falar para as pessoas da igreja que por causa das orações é que eu consegui meu emprego. Ela insistiu tanto, tanto para eu ir na igreja, que acabamos nos separando novamente.

A minha pergunta é a seguinte: “Eu sou obrigado a frequentar a igreja que me ajudou no dia da minha necessidade?”

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

8 comentários em “Eu sou obrigado a frequentar a igreja que me ajudou no dia da minha necessidade?

    1. Olá!

      Ora, se você não quer ir na igreja, então não vá!
      A igreja é um local em que as pessoas se reúnem – o templo.
      A igreja são as pessoas que se reúnem em Nome de Jesus, duas ou mais.
      A igreja é uma congregação de muita alegria e ao mesmo tempo tristeza.
      Alegria no Espírito Santo e tristeza ao ver pessoas em pecado.
      Na igreja oramos uns pelos outros, cantamos e louvamos a Deus, e os mais maduros fazem suas entregas de Adoração.
      Mas, muita muita muita gente não gosta de estar na igreja, de contemplar as maravilhas da Presença de Deus.
      Não ir à igreja não é pecado. Porque só os filhos de Deus é que gostam de ir à igreja.
      Talvez a sua concepção de “igreja” esteja fora de contexto … quem sabe. Isso não é pecado!
      Creio que você está com uma agenda de compromissos seus, que não incluem estar na igreja. Isso não é pecado.

      Deus lhe abençoe
      Pastor Derville

  1. Graça e Paz,

    Provérbios 19:3 A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira.

    Na sua descrição, podemos localizar vários pontos para discutir – que farei nos próximos comentários. Neste momento, pretendo responder a sua questão, sobre a obrigatoriedade de freqüentar uma igreja após ser ajudado por ela.
    Penso que agradecer à igreja publicamente ou não, deve ser uma decisão muito pessoal. Mas, de alguma forma “agradecer” seria extremamente importante, tanto à você, como para a igreja.
    O que acaba acontecendo é uma descoberta! Descobre-se que vivendo em comunidade, um ajuda ao outro. Descobre-se a essência da comunhão! Ajudar e ser ajudado! Agradecer e ser agradecido pelos seus atos.
    Descobre-se ainda que o amor de Deus se revela no relacionamento pessoal entre as pessoas que se identificam como uma família da fé.
    Portanto, tanto a nossa Igreja Caminhar em Cristo, como tantas outras igrejas cristãs espalhadas pelo mundo faz.
    Obrigações, cabem aos membros da igreja. Obrigações, direitos e deveres, cabem aos que se predispõem em viver na e em comunidade!
    Você não é obrigado a freqüentar a igreja que lhe ajudou!!!

    Deus lhe abençoe

    Pastor Derville

Deixe um comentário

