Publicado em Devocionais

Um tempo de Descanso


cafezinhoDeus chamou à luz Dia e às trevas chamou noite. E houve tarde e houve manhã”. Gênesis 1:5 (NVI)

Na Bíblia, notei algo interessante. Todos sabem que a manhã vem depois da noite. Certo? Mas em Gênesis 1:5 diz, “e houve tarde e houve manhã”. Claro, não era engano. De alguma forma, Deus começou com a noite – um tempo de descanso – e a produtividade desse dia havia terminado.

Vivemos em uma cultura em que o descanso é algo negativo. Quando trabalhamos, nós trabalhamos sériamente. Quando vamos nos divertir, o fazemos também sériamente. Sabemos como preencher nosso tempo com e-mails, leituras, limpeza, planejamentos, e nossa lista de afazeres é enorme. Nosso foco é trabalhar todos dias e em todo tempo, e, eventualmente, descansar.

Dezessete anos atrás, descobrimos que minha mãe tinha câncer. O câncer na minha mãe não consultou a minha agenda. Minha vida mudou, deixando de lado o que achava que eram absolutamente vitais, enquanto minha mãe passava por quimioterapia e radioterapia. O que apareceu naquela época difícil, foi uma nova lista de prioridades. A primeira? Equilibrar a minha vida com um tempo de descanso.

Aprendi a deixar de lado minhas preocupações, não as responsabilidades, e sim o foco exagerado sobre a solução de um problema. Para descansar meu corpo e minha mente. Diminuí a pressa, a correria e a urgência. Comecei a ver a noite como a primeira parte do meu dia e das soluções dos meus problemas. Primeiro, descansar e depois começar pela manhã.

É um conceito que mudou minha vida. Não só fisicamente, mas também espiritualmente. O meu tempo com meu Pai Celestial tornou-se mais intenso “à noite”. Claro que devemos planejar, nos preparar, mas o tempo espiritual está em primeiro lugar. Você ficará mais revigorado e mais cheio da presença do Senhor, em vez de se assegurar em seus próprios esforços.

Quantas vezes nós corremos a todo vapor, porque estamos fora de equilíbrio? Há momentos em que temos que parar, retardar e rever as prioridades mais uma vez. E o descanso físico ou descanso espiritual tem sido deixado para o último lugar, por isso, precisamos colocar tudo na mesa e deixarmos que Deus nos ajude a classificar com Ele, para que possamos colocar a “noite” de volta onde ela pertence – um tempo de descanso.

Salmos 30:5 … Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

