Publicado em News

Para que serve mesmo o Twitter?


A maioria das mensagens são relatos sem maior interesse e bate-papo, diz pesquisa

Por Ivan Padilla

Twitter: 40% de bobagens

A mensagem na página inicial do Twitter mudou há menos de um mês. Antes, o usuário era convidado a dizer o que estava fazendo naquele momento. Agora, deve descobrir e compartilhar o que está acontecendo em qualquer parte do mundo. Essa tentativa de incitar as pessoas a dar notícias em tempo real, porém, não vem dando muito resultado, de acordo com os resultados de um estudo americano recém-concluído.

A consultoria Pear Analytics analisou mensagens aleatórias no Twitter a cada meia hora, diariamente, durante os primeiros dez dias de agosto. No total foram recolhidos 2.000 posts, em inglês, nos Estados Unidos. Os textos foram classificados em seis categorias: notícias, spam (na linha “já tenho 300 seguidores) , promoções (empresas anunciando produtos), relatos sem maior interesse (“estou comendo um sanduíche”), bate-papo (entre duas pessoas) e reenvio de mensagens (retweet-RT).

A grande maioria das mensagens, quase 80%, são inutilidades, diz a pesquisa. As notícias de fato ficaram em último lugar no levantamento. Acompanhe os resultados:

Finalidades dos tweets %

Relatos sem maior interesse – 40,55%

Bate-papo – 37,55%

Reenvio de mensagens – 8,70%

Promoções – 5,85%

Spam – 3,75%

Notícias – 3,60%

Por que isso acontece? Talvez devido ao pequeno número de usuários de “bocas barulhentas”, na definição do Gizmodo. O site publicou recentemente um post com o título “Se apenas 100 pessoas usassem o Twitter”. O resultado foi que apenas 5% dos usuários respondem por 75% das mensagens. Metade é formada por preguiçosos (não twitaram na semana anterior) e 20% são contas inativas. Ou seja: poucas pessoas falam demais – e falam bobagem.

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s