Publicado em Sermões e Esboços

Adversidade: uma ferramenta de Deus


Qual é o propósito de Deus no meu sofrimento? Na minha aflição?

Um dia meu tio me chamou junto com meus primos para lhe ajudar. Fomos até a sua oficina correndo. Então, ele nos deu pequenas tarefas para cada um de nós. Depois, pegamos peças e ajuntamos tudo numa bancada. Foi aí que tudo se tornou muito estranho. Ele montou um motor de carro. Então, meu tio ligou aquele motor e começou acelerar, acelerar, acelerar até que esfumaçou toda a oficina. E o motor? Fundiu. Meu tio ficou muito feliz, você acredita?

Ele voltou a montar aquele motor diversas vezes. Daí perguntamos à ele o que estaria fazendo!? Ele nos disse um motor que não fundiria na rua, quando o cliente mais precisasse. Era o motor de uma ambulância! Se o motor falhasse levaria à morte àquele que eles estariam atendendo.

Deus usa a adversidade como ferramenta para nos moldar à imagem de Jesus Cristo.

Foi bom para mim ter sido castigado,

para que aprendesse os teus decretos.

Salmo 119:71

Meus irmãos,

considerem motivo de grande alegria

o fato de passarem por diversas provações,

pois vocês sabem que a prova da sua fé

produz perseverança.

E a perseverança deve ter ação completa,

a fim de que vocês sejam maduros e íntegros,

sem lhes faltar coisa alguma.

Tiago 1:2-4

Diversidades trazem crescimento espiritual!!!

Quando eu estiver enfrentando uma diversidade em minha vida, a última coisa que eu quero é que algum pastor me diga para me alegrar! Mas, Tiago não nos está dizendo que sejamos crianças ingênuas gritando de felicidade por causa de uma adversidade, não é?.

Tiago assume que os seus leitores estão vivendo momentos de crescimento espiritual, debaixo das suas adversidades. Quando entenderem que as adversidades conduzem ao crescimento mais espiritual, ele sabe que se alegrarão por causa do resultado desse crescimento ao final dessa adversidade!

A prova de nossa fé produz resistência. Nos tornamos mais fortes! Nos tornamos mais perfeitos, ou seja, erramos menos …

Resistência é um fator amadurecendo. O termo “perfeito” carrega a idéia de maturidade (Tiago 1:4). Quando as pessoas são forçadas a suportar o sofrimento, elas amadurecem em pouco tempo.

Tiago nos adverte, que há um modo para interromper este processo de amadurecimento. Ele instrui os seus leitores “a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”. A implicação, é isso, reagindo incorretamente a adversidade, nós damos um “curto circuito” no processo de amadurecimento. Não aceitando o processo de Deus em nossa vida, estamos rejeitando o nosso aprendizado com a adversidade que nos é posta como prova da nossa fé em Deus. Vivendo uma vida distraída, desfocada do Reino do Senhor, ou com uma visão distorcida das questões do Reino de Deus. Daí não reconhecendo a ação de Deus, através da adversidade, na nossa maturação, poderemos facilmente desviar dos caminhos do Senhor!

Eu conheço várias pessoas que estão furiosas com Deus, por causa de alguma adversidade que estão vivendo. A tragédia em cada caso é que eles se posicionaram espiritualmente em linhas secundárias e não prioritárias. É como se Deus lhe falasse “o motor vai fundir!”, “o motor não vai agüentar!!”, “troquem o motor!!” – mas, ficam olhando a fumaça, o meu tio, os meus primos, etc. E, não conseguem olhar para o processo que Deus está usando. Deixam de aprender. Abandonam a Deus. Saem com o motor “fundido” para usar a ambulância em missões especiais! Que loucura!! Vão ficar no meio do caminho culpando Deus! Desperdiçam o tempo e a própria vida buscando na rebeldia a solução para as suas vidas!

Como então ficar alegre na adversidade?

Aí, você pode estar pensando: “isso é ridículo”. Como alguém poderia ficar tão entusiasmado, no seu crescimento espiritual, se comportando em grande alegria, enquanto se confronta com uma adversidade? Se esta for a sua atitude, esta passagem é para você:

Se algum de vocês tem falta de sabedoria,

peça-a a Deus,

que a todos dá livremente,

de boa vontade;

e lhe será concedida.

Peça-a, porém, com fé,

sem duvidar,

pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar,

levada e agitada pelo vento.

Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,

pois tem mente dividida

e é instável em tudo o que faz.

Tiago 1:5-8

Tiago percebeu que soaria estranho dizer às pessoas que se alegrem no meio das adversidades. Assim, ele segue dizendo, “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”, o que ele queria dizer é “Ei, se você está achando duro de aceitar a adversidade, peça para Deus que deixe isto bem claro para você. E creia que Deus vai lhe ensinar”. Isso é o que Tiago quer dizer, com “pedindo sabedoria”. Sabedoria é a habilidade para ver coisas na perspectiva de Deus.

Levar à Palavra de Deus à sério é ver as coisas na perspectiva de Deus!

Gostaria que você soubesse, que por muito tempo tive dificuldade em aceitar esta conexão entre adversidade e crescimento. Era duro aceitar que Deus agisse assim comigo, e com você, e ainda que esta seria a Sua intenção em nos trazer a maturidade. Era difícil aceitar que Ele estará disposto nos deixar sofrer – para sermos provados até os nossos limites. Mas, na visão do Reino, a adversidade é um preço pequeno para pagar pelos benefícios do crescimento espiritual. Aprendemos que é necessário que Deus proceda assim. Muitas passagens assim afirmam.

Hoje, porém, considero que as passagens que nós examinamos acima, o essencial, o verdadeiro assunto vai ficando claro a medida que nos aprofundamos na sua Palavra. Eu chego a conclusão que deveria levar muito mais à sério a Palavra de Deus, começando a ver adversidade sob a perspectiva dele: ferramenta útil para desenvolver o meu caráter!

Por incrível que pareça, não era a adversidade na minha vida que fazia deste princípio algo tão difícil de aceitar. Eu poderia ver o benefício espiritual na adversidade imediatamente em minha vida – pois sempre trouxe transformações, mudança de mente e visão de mundo. As que me perturbavam, eram as coisas em que eu vi afrontamento nas outras pessoas: doenças sérias, a perda de amigos, família, e posses. Hoje, eu olharia para as suas circunstâncias e pensaria, Deus, o Senhor está prestando atenção na vida delas? Estas pessoas não mereceram isto! O que o Senhor está fazendo?

Como poderíamos confortar estas pessoas? Mas, surpreendentemente, encontrei Deus auxiliando a cada um deles de tal modo poderoso que se tornaram encorajadores para a minha vida!

Agora deixe-me perguntar a você!Você está perseverando? Você está suportando? Ou, você está resistindo? Você está furioso com Deus diante do que Ele está fazendo consigo? Meu amigo, Deus quer usar adversidade para amadurece-lo ao ponto de corrigir totalmente todas as falhas, onde seu caráter está enfraquecido, para que se fortaleça ao ponto de você se tornar um reflexo de Cristo.

A Palavra de Deus não pode ser apenas uma informação! Por isso, diante desta lição, qual será a sua ação correspondente?

Por que você não aproveita agora mesmo, e conversa com Deus, Nosso Pai Celestial, dizendo, “Pai, eu sinceramente não gosto, mas pela fé me alegro que o Senhor está trazendo algo bom em minha vida através das minhas adversidades”? Aproveite o momento e Lhe peça que revele o que Ele está lhe ensinando no meio de sua adversidade. Então, depois, procure na Bíblia versículos que lhe encoraja e lhe ajude a focalizar na Sua verdade.

Vamos orar?

Pai, obrigado, porque o Senhor sempre tem um propósito, quando permite que alguma adversidade me alcance para enfrenta-la. Por favor me revele o que o Senhor quer que eu aprenda, e me dê a sabedoria para ver minhas circunstâncias de acordo com a Sua perspectiva. Em nome de Jesus, Amém.

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Um comentário em “Adversidade: uma ferramenta de Deus

Deixe um comentário

