Publicado em Estudos Bíblicos

Vamos conhecer rapidamente os livros do Antigo Testamento?


Com uma vista rápida, poderemos ter uma noção de cada livro do Antigo Testamento:

Gênesis (Gn) – Significa”ORIGEM” – Do pecado;Jesus, o Descendente da mulher – Autor Moisés, em 1450 – 140 a.C. – Fala do pecado, da Doutrina de Deus, da civilização, das nações, de Israel, da origem do homem e da redenção prometida.

Êxodo (Ex) – Significa “SAIDA” – Libertação/Promessa;Jesus, o Cordeiro Pascal – Autor é Moisés, em 1450 – 1410 a.C – Fala da libertação do Egito, a entrega da Lei, a Revelação de Deus (no Maná, nos 10 mandamentos e no Tabernáculo).

Levítico (Lv) – Significa “LEIS” – Fala da exigência para comunhão e o tema é Jesus, o Sacrifício Expiatório – Autor é Moisés, em 1450 – 1410 a.C. – Fala sobre a santidade de Deus, revela o pecado e a provisão de acesso a Deus.

Números (Nm) – Significa “NO DESERTO” – Fala da Fé x Promessas e o tema é Jesus, a Rocha Ferida – Autor Moisés, em 1450 – 1410 a.C. – Fala da peregrinação do povo rumo à terra prometida, lembrando a seriedade do pecado.

Deuteronômio (Dt) – Significa “2ª.LEI” – FaIa do Governo de Deus e o tema é Jesus, o Profeta. Autor é Moisés, em 1410 a.C. – Fala da constituição da teocracia de Israel, aborda sobre as bênçãos e maldições, os 10 mandamentos e os falsos profetas.

Jó (Jó) – Significa “PERSEGUIDO” – FaIa da Soberania x Necessidade. Tema é Jesus, o Redentor Vivo. – Autor e data incertos, talvez 1.500 a.C. Fala do motivo do sofrimento dos justos, declarando a soberania e propósitos divinos.

Salmos (SI) – Significa “LOUVOR” – Tema é Jesus, o Socorro e Alegria. – Vários autores, 73 de Davi, 2 de Salomão, 12 dos filhos de Coré, 12 de Asafe, 01 de Hemã, 01 de Etã e 01 de Moisés, durante o tempo de Davi a Salomão (10. Séc. a.C).

Provérbios (Pv) – Significa “COMPARAÇÕES” – Fala de Ensinamentos humanos. O tema é Jesus, a Sabedoria Divina. Autores: Salomão e outros. (Agur escreveu 30 e Lamuel escreveu 31. Fala de ensinos específicos de relacionamentos humanos.

Eclesiastes (Ec) – Significa “PREGADOR” – Fala para a Assembléia. O tema é Jesus, AIvo Verdadeiro. Autor é Salomão, em 935 a.C. Fala da rotina da vida, da compreensão que ela é dom divino e de que devemos viver, obedecendo a Deus.

Cantares (Ct) – Significa “CANÇÃO” – Fala de Jesus, Nosso Amado;Autor é Salomão em 965 a.C. FaIa e reflete no romance entre Salomão e a Sunamita, num diálogo sobre o Rei, que ganha seu coração, qual Jesus e a sua Igreja.

Josué (Js) – Significa “JAVE E SALVAÇÃO” – Fala de Fidelidade e Herança. O tema é Jesus, o Capitão dos Exércitos do Senhor. Autor é Josué, com escritos de Eleazar profeta ou seu filho em 1400 – 1370 a.C. Fala da fidelidade divina em conceder Canaã a Israel, a importância da Lei e da Santidade de Deus ao julgar os pecados dos cananeus.

Juízes (Jz) – Significa “GOVERNANTE” – FaIa de Obediência e da Paz. O tema é Jesus, Libertador. Autor anônimo, talvez Samuel após a morte de Sansão, em 1050 – 1000 a.C. Fala da conquista da palestina, monarquia, fidelidade e perdão de Deus.

Rute (Rt) – Significa “AMIZADE” – FaIa de fé para todas as pessoas. O tema é Jesus, o Parente Divino. Autor desconhecido, talvez Samuel, em 1000 a.C. Fala de fidelidade em meio à idolatria e infidelidade, soberania e cuidado de Deus (Resgatador).

1 Samuel (1Sm) Tematiza o “CHAMADO AO AVIVAMENTO” – Fala de Pecado x Santidade. Autor é Samuel e outros, em 930 a.C., em diante. Fala sobre Samuel, Saul e Davi e os efeitos do pecado e santidade no povo e líderes.

2 Samuel (2 Sm) – Tematiza a “ASCENSÃO/QUEDA” Na Bíblia hebráica é a segunda parte de 1 Samuel. Fala da morte de Saul e aliança com Davi.

1 Reis (1 Rs) – Tematiza a “HISTÓRIA DO REINOS DE JUDÁ E ISRAEL” desde Salomão ao Cativeiro Babilônico – Fala de Fidelidade x Sabedoria. Autor é Jeremias, em 550 a.C., valendo – se de fontes históricas. Descreve o templo até Elias.

2 Reis (2 Rs) – Tematiza o “DECLÍNIO/CATIVEIRO” – Na Bíblia hebráica, é parte de 1 Reis. Descreve o cativeiro babilônico até Eliseu.

1 Crônicas (1 Cr) – Significa “NEGÓCIOS” – FaIa de Aliança, oração de louvor e genealogia.Autor é Esdras em 450 – 425 a.C. Em Reis e Crônicas, Jesus é o Rei Prometido. Declara aliança, oração e louvor de Davi. (Herança, bênção e pacto).

2 Crônicas (2Cr) – Fala de CATIVEIRO/TEMPLO. Na Bíblia Hebráica é parte do 1 Crônicas. Fala de Salomão a Zedequias e a permissão para construir o Templo.Inclui a oração de Salomão pedindo sabedoria, até a duração do Cativeiro.

Esdras (Ed) – Significa “AJUDA” – Esdras era sacerdote e escriba que trabalhou com Neemias na volta do povo de Israel da Babilônia e na restauração do culto a Javé na Terra Prometida.Fala do cumprimento das promessas de restauração. O Autor é Esdras, em 456 – 444 a.C. Primeiro voltaram 50.000 pessoas com Artaxerxes e depois com Esdras.

Neemias (Ne) – Significa “JAVE CONFORTA”. Fala de Restauração.Completa história de restauração do povo que voltou da Babilônia, sob a liderança de Esdras: marca início das 07 semanas de Daniel. Autor é Neemias, 445 – 425 a.C.

Ester (Et) – Significa “ESTRELA” – Fala da Soberania x Providência.Jesus é o Advogado.Autor é incerto, mas certamente judeu, em 465 a.C. Explica a libertação de Deus, a festa de Purim e mostra o controle divino nos acontecimentos.

lsaías (Is) – significa “JAVE SALVOU” – Fala da Redenção do Messias. Autor: Isaías, em 740 – 680 a.C. Atacou a apostasia.

Jeremias (Jr) – significa “JAVE É ELEVADO”. Fala da Advertência ao pecado e promessa de Juízo. Autor é Jeremias em 627 – 585 a.C. Fala da severa mensagem de julgamento onde Nabucodonosor conquistou novamente Jerusalém.

Lamentações (Lm) – significa “CHORO EM VOZ ALTA” – 05 poemas melancólicos de lamentação pela destruição de Jerusalém pelos Caldeus. Autor é Jeremias em 586 – 585 a.C. O livro lembra o fato do que Jesus sentia por Jerusalém.

Ezequiel (Ez) – significa “JAVE FORTALECE” – Fala de restauração futura, relembrando aos exilados sobre os pecados que haviam trazido sobre eles o juízo divino, assegurando a bênção futura. Autor é Ezequiel, em 592 – 570

Daniel (Dn) – significa JAVE E MEU JUIZ” – FaIa de Deus, o Juiz futuro, além de futuros impérios gentios, anticristo e doutrinas dos anjos, ressurreição e narrativas dos jovens no fogo e da cova dos leões. Autor é Daniel em 537 a.C.

Oséias (Os) – significa “SALVAÇÃO” – FaIa de amor à infidelidade. Autor é Oséias, em 710 a.C.Fala do amor leal de Deus e da contínua infidelidade de Israel. Retrata a vida do profeta, os pecados do povo, o juízo certo e o amor divino.

JoeI (Jl) significa “JAVE E DEUS” – Autor é Joel em 835 a.C. Fala da intervenção de Deus na história antiga de lsrael, das nações pagãs, do Dia do Senhor e envolve a grande tribulação , a 2ª. Vinda de Jesus (parousia) e o Milênio.

Amós – (Am) significa – “CARGA”. Fala de Apelo ao Arrependimento. Atacando os males sociais do culto pagão, lançou apelo para escapar do juízo divino, mesmo tendo Israel, posição privilegiada. Autor é Amós em 755 a.C.

Obadias (Ob) significa “SERVO DE JAVE” – Fala do castigo aos Edomitas, orgulhosos com Israel. Autor é Obadias em 840 ou 586 a.C.

Jonas (Jn)-significa”POMBA”.Fala da fidelidade de Deus perante o mundo e há milagres.Autor: Jonas em 760 a.C.

Miquéias (Mq). significa “QUEM É COMO JAVÉ?”. Fala da futura glória de Israel. Autor é Miquéias em 700 a.C.

Naum (Na). – significa “CONSOLAÇÃO” – Fala do Caráter de Deus e destruição de Nínive. Autor é Naum em 663 – 612 a.C.

Habacuque (Hc). – significa “ABRAÇADOR” – Fala do amor de Deus; salmo de louvor, justificando a fé. Autor é Habacuque, em 607 a.C.

Sofonias (Sf) – significa “JAVÉ ESCONDE” – Fala de julgamento. Juizo das nações pagãs e descreve o milênio. Autor é Sofonias, em 625 a.C.

Ageu (Ag) – significa “FESTIVO”. Fala de apelo à coragem, consciência pura, confiar em Deus no futuro e construção do Templo. Autor é Ageu em 520 a.C.

Zacarias (Zc) – ” – significa “JAVE LEMBRA” – Fala do Reinado do Senhor; refere – se ao retorno de Cristo. Autor é Zacarias, em 520 – 518 a.C.

Malaquias (Ml) – significa “MEU MENSAGEIRO” – Fala do verdadeiro culto a Deus e arrependimento. Autor é Malaquias em 450 – 400 a.C.


Convidamos você a contribuir para este ministério

Caixa Ag 2553 Op 013 Conta 00032829-9

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

18 comentários em “Vamos conhecer rapidamente os livros do Antigo Testamento?

  1. Gostei muito do ¨Vamos conhecer rapidamente os livros do Antigo Testamento?¨. Você poderia postar para mim, a mesma coisa com os livros do Novo Testamento? Temos um curso para pregadores da Palavra de Deus e nos auxiliaria muito.Deus o abençoe.Agradecida

    1. Olá Nelson,

      Sim Nelson, para nós cristãos, estes “ismos” são filosofias que teologicamente refletem “seitas” e diante dos valores do cristianismo são “heresias”.

      Deus lhe abençoe
      Pastor Derville

  2. A BIBLIA DAKE E SUAS HERESIAS APROVADAS PELA CPAD
    No decurso de muitos anos fui educado na Igreja pelos meus pastores a vivermos o que a Bíblia diz, ou melhor, para vivermos de acordo com os santos ensinamentos de Deus ao seu povo. Mas, ultimamente estamos presenciando fatos que jamais imaginaríamos, pois num lugar onde jamais poderíamos ver algo de tamanho prejuízo acontecer, hoje é natural que alguém ainda venha se manifestar a favor de uma discrepância.
    A Bíblia DAKE, é uma questão irreversível na história das Assembleias de Deus no Brasil, pois não pensei que uma edição da Bíblia fosse causar tantos descontentamentos no âmbito teológico. E ainda assim, aqueles que são tidos como os intelectuais da CPAD, ou melhor, que expressam ar de saber teológicos dizem algo que jamais, ou seja, uma pessoa um pouco inteligente não aceita suas desculpas.
    Não estou aqui contestando a Bíblia em si, mas a atitude daqueles que são responsáveis pelas edições da CPAD. Ou melhor, daqueles que fizeram um juramento perante Deus de serem fiéis até mesmo em seus negócios. Digo que, não podemos como professores, e defensores da boa doutrina cristã, ou mesmo falarmos de apologética se andamos com uma Bíblia que é cheia de heresias das mais absurdas. Ou seja, que nem encontramos nas “Seitas e heresias” conhecidas de todos, como: testemunhas de Jeová, Budismo, Xintoísmo, e outros ismos…”
    Li no blog a posição de um cidadão da CPAD da mais incoerente, pois suas desculpas não me convenceram, ou melhor, diz ele que a equipe da CPAD, recebeu autorização dos editores dessa Bíblia DAKE, a autorização para retirar os textos que continham heresias. E ainda assim, alertados dos problemas que poderiam acarretar com a publicação, eles não evitaram que isto acontecesse. E ainda existem milhares de cristãos e obreiros que compraram-na sem terem conhecimentos dos fatos, e com tal posição, o leite estar derramado.
    Digo assim, pois a maior parte de nossos professores de escola Bíblica Dominical, não possuem senso crítico de rever tais fatos escabrosos. Então, vão ensinar herésias em suas Igrejas e denominações cristãs, ou melhor, com a cooperação da CPAD. Pois, segundo a posição de alguns pastores defensores da boa e sã doutrina são prejuízos irreparáveis que irão refletir na vida de muitos cristãos, e principalmente os neófitos na fé.
    Portanto, para que se saiba que não estamos equivocados quanto a realidade dessas informações, seguem abaixo alguns pontos controversos e dos prejuízos causados com a responsabilidade dos diretores da CPAD:
    1-A Teoria da Gap.
    2-Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres.
    3-As raças não devem se misturar.
    4-Raça de pessoas na era pré-adâmica na terra.
    5-Os demônios não são anjos caídos.
    6-Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas, e espíritos.
    7-Que os céus e os planetas são habitados.
    8-Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o Pai (Deus) também tem uma primeira e segunda vinda.
    9-Que quando Jesus retornar ao Pai estará vindo com Jesus… (?).
    10-O rei Davi será ressuscitado para a regra do Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel…
    11-A Grande Tribulação não será para todo mundo.
    12-A Igreja não é a noiva de Cristo.
    13-Há uma diferença entre reino dos céus e o reino de Deus…
    14-Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi…
    15-Satanás não entre em corpo de qualquer um… (o que aconteceu com Judas?).
    16-Há outros reinos em outros planetas.
    17-Esta terra será renovada. A nova terra é uma terra renovada.
    18-Não há nenhuma filiação eterna de Jesus Cristo. Jesus já era eterno como a palavra. A filiação não era nada mais do que a humanidade de Jesus.
    19-Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com os homens durante o período da Grande tribulação.
    20-O varão em Apocalipse não é Jesus, os 144.000 são judeus ressuscitados para ir morar no céu.
    21-Houve um dilúvio de Noé pior do que era antes de Adão. Foi o dilúvio de Lúcifer, que destruiu a primeira criação. Assim, Deus em Gêneses 1.2 teve de recriar a terra…
    Então, como professor e conhecedor da Bíblia, fico indignado do por que a CPAD, sabendo disso publica essa Bíblia com tais comentários dos mais absurdos. E ainda assim, alguns pastores se fazem de inocentes como se tudo estivesse ocorrendo normalmente. A CGADB, precisa se posicionar quanto a essa discrepância Teológica que surgiu no nosso meio, ou seja, exigindo uma posição de seus diretores. Não Podemos admitir coisa semelhante sem questionarmos os fatos, ou seja, vamos ficar vendo a sena passar e acharmos que tudo está bem? Infelizmente isso é sinal que há morte na panela, Deus guarde o seu povo, pois nestes últimos dias ainda veremos coisas absurdas, pois homens arrogantes agem pensando que são superiores até mesmo a Deus.

    Autor
    José Roberto de melo
    Bacharel em Teologia, Professor, Escritor e Graduando em Direito
    São Paulo, 06 de fevereiro de 2010

  3. pr. a paz esteja sobre ti!
    gostaria de saber o significado das palavras FAIA e MOICA que esta no livro de isaias 53 pois não conseguir na internet inteira!
    desdi já agradeço!
    que o Senhor nosso Deus te abençoe!

    1. Graça e Paz,

      FAIA: é uma espécie de cipreste, cuja madeira era usada na fabricação de instrumentos musicais (2 Samuel 6:5), no acabamento de casas (1 Reis 6:15) e na construção de navios(Ezequiel 27:5).

      MUWCAR: “o castigo que nos traz a paz”: transliteração do termo hebraico, que se traduz nesta versão como: castigo.

      Qual é a versão que você está utilizando?

      Deus lhe abençoe

      Pastor Derville

  4. É muito bom quando nós buscamos uma aprendizagem mais profunda sobre a Palavra de Deus, para o crescimento espiritual da nossa vida.
    Que Deus o abençoe…

  5. sou apenas uma aluna do 9º da catequese mas adoro ouvir as historias de deus muitas das vezes sou gusada pelos meus colegas por nao fazer as partidadas deles mas e sim a fazer o bem que me sinto bem…. deus e a minha segunda pessoa…

  6. A Paz do Senhor Pr Derville.
    Gostaria de saber do Pr, como e quando começou os dois reinados Babilónia e Assíria; e qual a relação da historia desses dois reinados com a historia de Israel. Já li 1 Reis e 2 Samuel mais ainda não consegui entender. Desde já agradeço a vossa atenção. Fique na Paz do Senhor Jesus.

  7. Sr pastor Derville… muitissimo obrigada a atenção dispensada e fiquei contente em saber sobre a passagem da frase em explicação ….
    ..muita saúde e sabedoria ao Sr. e sua família.

    Ricardo…..

    Ricardo,

    Fico feliz em saber que vc está sendo atendido, isto me anima muito. Suas palavras de encorajamento são saudáveis.

    Deus lhe abençoe muito

    Pr. Derville

  8. Senhor Derville…gostaria de saber em que capitulo e versiculo do deuteronômio se encontra a frase : ” Se forte e Corajoso”.
    Desde já muito obrigado
    Ricardo

    Senhor Ricardo,

    A frase supra ocorre dentro de uma determinada situação. Moisés havia morrido. O Senhor, levanta Josué para substituir a liderança do povo de Israel. Josué se sente menor e desqualificado para tal liderança. Então, o Senhor diz a Josué para que seja forte e corajoso.

    Tudo isto está registrado no livro de Josué, capítulo 1, nos versos 6, 7 e 9.

    Então, o que encontramos em Deuteronômio?
    Encontramos a profecia, a fala de encorajamento por aquilo que haveria de acontecer – a morte de Moisés e a continuidade da missão sob a liderança de Josué: estabelecer o povo de Deus na terra prometida.

    Deuteronômio
    31:6 – Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.

    31:7 – Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.

    31:23 – Ordenou o SENHOR a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo.

    Deus lhe abençoe

    Pastor (Senhor) Derville

  9. A melhor orientação para as nossas vidas advém da Leitura e do Estudo da Palavra de Deus. Porque esta é uma das ferramentas do Espírito Santo para nos Ensinar, Amadurecer e Santificar.
    Portanto, leia diariamente a Palavra de Deus.
    um grande abraço
    Pastor Derville

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s