Publicado em Sermões e Esboços

Evangelho de João, capítulo 2


Gostei deste esboço, recomendo!

 Autor(a): PR. ARIOVALDO RAMOS   Teólogo e Pastor da Igreja Cristã Reformada e Missionário da SEPAL
Nesse texto encontramos dicas para que nossa vida seja uma festa:

(JOÃO Cap: 2)
[1] Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.

Casamento em Israel era uma celebração que durava dias, pois, significava o enlace de duas famílias; no passado era a maneira pela qual a terra era mantida sob posse das tribos. Vinha gente de todo o lugar. Era uma festança.

[2] Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.

Eis a primeira dica: Jesus combina com festa. Aliás ele disse que veio para que nossa vida fosse uma festa: JO 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. E é uma festa maravilhosa porque não depende do que acontece do lado de fora, mas do lado de dentro da gente. A marca da vida cristã é essa alegria da salvação.

[3] Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.

Segunda dica: as vezes o vinho acaba. A alegria pode ir embora por motivos diversos: pecado; sofrimento; decepção; etc. Não importa o motivo, a única forma de vê-la restaurada é procurar Jesus, só ele pode reverter o quadro. É preciso abrir-lhe o coração. Não importa se a culpa pela tristeza é ou não da gente. Ao invés de imitar de Adão, que fugiu, temos de imitar Maria, que foi procurar Jesus.

[4] Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Terceira dica: Jesus tem suas próprias prioridades. Ao procurar Jesus, a gente tem de entender que Jesus tem suas próprias ênfases. Lembro de uma ilustração criada pelo Pr Bob Moon (pastor batista de São Paulo): Um homem adquiriu uma fazenda e contratou um caseiro. Algum tempo depois, precisando fazer uma longa e demorada viagem, disse ao caseiro que tudo o que o mesmo precisasse, bastava pegar na cidade, em seu nome, que assim que voltasse da viagem acertaria com os credores. Partiu.

Tempos depois retorna, indo direto para a fazenda, qual não foi a sua surpresa quando, ao entrar na fazenda perceber que tudo estava abandonado e em ruínas, sua casa, inclusive, tinha sido invadida e destruída pelos animais. Desesperado, correu para a casa do caseiro. Ao aproximar-se dela começou a perceber a diferença: a casa tinha sido aumentada, estava linda, tinha antena parabólica e um carro novo na garagem. Ao entrar encontrou o caseiro, confortavelmente sentado diante de uma tv gigante, perplexo, pediu-lhe explicações. O caseiro respondeu: O sr. disse que tudo que eu precisasse eu podia pegar na cidade, em seu nome, foi o que eu fiz: tudo o que eu achei que precisava peguei na cidade, em seu nome. O fazendeiro, num misto de perplexidade e angústa, retrucou: quando eu disse isso, eu estava pensando na fazenda!

Muitas vezes somos como o caseiro, usamos as promessas de Deus pensando só em nossa dor de barriga e não na construção do Reino de Deus.

É preciso ir a Jesus, porém com a atitude certa.

Quarta dica: Há coisas que são inevitáveis. Maria tem uma história muito bonita e sofrida. José, que a amava a ponto de intentar fugir para que os anciãos pensassem que a culpa era dele e, assim, evitar que Maria fosse apedrejada por adultério; para aceitá-la precisou da intervenção do anjo Gabriel; imagine como a trataram os vizinhos e parentes…não foi uma vida fácil.

Mas agora a coisa estava mudando, todos que participavam de seu mundo estavam na festa, e o vinho acabou: agora era a hora de Maria mostrar como o seu filho era especial.

Jesus, com sua resposta, dá uma grande lição a todos que querem andar com ele, écomo se dissesse: Mãe, todos que se comprometem com Deus pagam um preço, você pagou o seu e eu vou pagar o meu, não há como mudar isso, faz parte da escolha que fizemos.

Envolver-se com Deus é entrar na batalha contra as trevas, isso, necessariamente, implica numa dose de sacrifício e sofrimento inevitáveis. No mínimo o sofrimento de ser diferente.

P.S. – não se assuste com a forma da resposta de Jesus, na cultura em que eles viviam não era falta de educação para com a mãe.

[5] Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

Quinta dica: Jesus nunca decepciona. Maria dá uma orientação aos garçons. Estranho, Jesus acabara de dizer que não tinha nada a ver com o negócio! Maria, entretanto, sabia que quem vai a Jesus nunca volta de mãos vazias; que onde a lei para a graça e a misericórdia continuam. Que se, num primeiro momento, Jesus pode nos dar um puxão de orelha por não estarmos entendo bem as coisas, num segundo momento, sua graça e sua misericórdia hão de nos socorrer.

P.S. Honrar Maria é submeter-se à sua orientação. E sua orientação é: façam tudo o que Jesus disser.

[6] Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
[7] Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
[8] Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.

Sexta dica: Vale a pena obedecer. Posso imaginar um garçom dizendo ao outro enquanto enchiam as talhas, cada uma com cerca de 77 a 115 litros: – escuta, não foi o vinho que acabou? – Sim, responde o companheiro. -Então, retruca o primeiro, por que a gente está enchendo estas talhas de água?

Obedeça Jesus, você pode não saber o que está fazendo, mas, ele sabe o milagre que está realizando.

[9] Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
[10] e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.

Sétima dica: Jesus veio para restaurar. Jesus fez um milagre discreto, até onde um milagre pode sê-lo. Se o fizesse de outro jeito, teria dado condições para que a festa fosse retomada, porém, às custas da exposição dos noivos e de seus familiares e Jesus não veio esmagar a cana quebrada, nem apagar a torcida que fumega. MT 12:20

O negócio de Jesus, não é expor o pecador, é perdoá-lo e restaurá-lo, para que sua vida volte a ser uma festa.

Oitava dica: enquanto Jesus for o principal convidado da vida da gente, nada está perdido. Sempre dá para começar de novo.

Jesus era o único convidado que não podia faltar naquela festa.

[11] Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Esta é a glória de Jesus, sua graça e sua misericórdia.

Deus o abençoe.


Convidamos você a contribuir para este ministério

Caixa Ag 2553 Op 013 Conta 00032829-9

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

20 comentários em “Evangelho de João, capítulo 2

  1. Muito bom, esclarecedor, como todos os seus estudos Pastor! Obrigada, por dedicar seu tempo para publicar estes estudos na net. Deus abençoe sempre.

  2. Pr.Ariosvaldo.
    Gostei muito da mensagem.
    Quemestá respondendo é um eis aluno seu do seminario de sto Amaro.
    Agora pastor. Em Fortaleza Ceará.
    Deus o abençõe.

  3. A PAZ DO SENHOR PARTOR DEUS ABENÇÕE TIROU TOTALMENTE AS MINHAS DUVIDAS OBRIGADO QUE DEUS CONTINUE USANDO O SENHOR A CADA DIA MAIS NESSA SUA SIMPLICIDADE PORQUE DEUS TEM PROCURADO OS HUMILDES DE CORAÇÃO

  4. foi de muita valia essa explicação do livro de joão cap-2 que se refere a uma festa de casamento onde jesus é convidado especial .

  5. APAZ DO SENHOR ! SÓ PARA ENTENDER A PALAVRA DEVEMOS ESTAR LIGADO COM O ESPIRITO SANTO DE DEUS , FOI UMA REVELAÇÃO GRANDIOSA QUE DEUS ABENÇOE .
    AGORA DEVEMOS VIGIAR E ORAR , QUANTO A FALTA DE DISCERNIMENTO, PQ O IRMÃO FOI USADO PELO ESPIRITO SANTO E SE CRITICARMOS ESTAMOS PECANDO CONTRA O ESPIRITO SANTO , NOSSO DEVER É BUSCAR O DOM DO DISCERNIMENTO AMÉM

  6. A PAZ DO SENHOR,PASTOR.FIQUEI FELIZ DE RECEBER ESTA MENSAGEM; NO LIVRO DE SALMOS, DE NUMERO 100 DIZ:CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR TODOS OS MORADORES DA TERRA.SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA E APRESENTAI-VOS A ELE COM CANTÍCOS. É OBEDECER E CONFIAR EM NELE;JESUS O DONO DO MILAGRE. QUE O NOSSO DEUS VOS ABENÇOE EM NOME DE JESUS.

  7. Paz e Graça! Não gostei muito! é bom porém tem muita alegoria!
    dá a entender a ovelha (ouvinte) que a Bíblia tem que ser interpretada dessa maneira; de que a coisas por trás da palavra escrita que só um “ungido” pode discernit, logo, nada é conclusivo na ótica bíblica. Não estou dizendo que tem ensinamentos errados, mas que Biblia já não é sistemática, e o sermão é bem diferente do que se lê, é como dizer as ovelhas para não lerem a Bíblia. Na minha opinião o texto traz a festa do casamento; a forma que Jesus pensava sobre Maria “sua mãe” e o poder que ele tinha de transformar água em vinho, coisa que se reproduzida em laboratório, alguns físicos como Adauto Lourenço, estima que seria necessária uma fusão nuclear equivalente a força de todas as estrelas do universo. Acho que o esboço teria que fica mais assim.
    Isso é crítica construtiva, paz e graça!
    Nele que sempre me inspira entendimento.

    1. QUE IDIOTA!, TÚ DEMOROU QUANTO TEMPO PRA PENSAR E ESCREVER ESSE COMENTÁRIO DE MERDA, DA PRÓXIMA VEZ GUARDA TUA CRÍTICA DESTRUTIVA E IMBECIL SÓ PRA TI, ABESTADO, TEM CADAD UM.

  8. Oi Pastor, gostei de sua mensagem, estou fazendo o estudo de Joao com três irmãs e seu estudo me ajudou muito, sou missionária da Primeira |greja Batista de Cornélio Procópio, já tive a oportunidade de ver o Senhor pregar em Curitiva, e por acaso, procurando na net algo que falasse do cap 2 de João, encontrei sua mensagem e foi de grande valia para o meu estudo. Deus te abençoe, nós estamos tentando contactá-lo para vir em nossa igreja, mas esta dificil de conseguir, rsrs… verifique se tem um tempo em sua agenda para nos visitar este ano ainda.
    Deus o abençoe ricamente.

  9. Que palavra revelada; Glorias a Jesus!!!
    ” o vinho acabou, a alegria pode ter acabado, mas Jesus traz a melhor alegria”.
    Paz seja contigo.
    Jesus é na sua vida.

    1. Pastor que a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Esse estudo sobre o cap. 2 do evangelho de João trouxe o vinho novo para a minha vida. Dentre tristezas, decepções e angustias não podemos esquecer jamais de buscar respostas e refúgio no Senhor Jesus, pois a alegria do Senhor é a nossa força!

    2. Pastor que a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Esse estudo sobre o cap. 2 do evangelho de João trouxe o vinho novo para a minha vida. Dentre tristezas, decepções e angustias não podemos esquecer jamais de buscar respostas e refúgio no Senhor Jesus, pois a alegria do Senhor é a nossa força! Deus o abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s