Publicado em Meditações

Você sabe qual é a diferença entre sabedoria e conhecimento?


Por Robert J. Tamasy
 
O conhecimento é altamente valorizado no mercado de trabalho. Um diploma de MBA é artigo precioso. Currículos são elaborados não apenas para mostrar o desenvolvimento da carreira, mas para relatar os níveis de conhecimento e experiência adquiridos. Certo segmento de mercado é constituído pelos chamados “operários do conhecimento”, pessoas que possuem informações concretas, compreensão e treinamento para execução de tarefas específicas. 
 
O conhecimento, porém, tem seus limites. Algumas vezes já ouvi dizerem de outros: “Ele (ou ela) sabe o bastante para ser perigoso”. Como fã de esportes, tenho razoável conhecimento de beisebol, basquete, futebol e tênis, mas seria um treinador horroroso em qualquer deles. Embora conhecedor de tênis não passo de um jogador medíocre.
 
Penso que o conhecimento é freqüentemente superestimado. Na reunião da minha turma de faculdade no ano passado descobri que alguns dos colegas mais inteligentes e dotados, não realizaram nada de significativo. O que o mercado precisa, na minha opinião, é de suprimento maior de sabedoria e não de conhecimento. 
 
Sabedoria, segundo um dicionário, significa “conhecimento do que é certo ou verdadeiro, aliado a juízo de valor quanto à ação”. Uma coisa é ter conhecimento e outra bem diferente é saber usá-lo e aplicá-lo no trato de questões e decisões do cotidiano. Esta é a razão – creio – por que o livro de Provérbios trata sabedoria como tópico tão significativo. Os 9 primeiros capítulos tratam quase que exclusivamente de sabedoria e suas várias formas, enquanto os 22 capítulos seguintes apresentam ditados sobre sabedoria nas situações da vida cotidiana. Examinemos algumas dessas observações:
 
. Sabedoria tem origem em Deus. A verdadeira sabedoria não é encontrada nos livros de auto-ajuda ou em seminários dirigidos por oradores famosos.
Ela se origina em Deus, que desde a alvorada da História tem revelado sabedoria. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9.10).
 
 
. Sabedoria guia a uma vida recompensadora.  O mundo acena, buscando nos seduzir e levar-nos a perseguir objetivos errados. Sabedoria nos capacita a identificar objetivos e estabelecer foco apropriado, proporcionando-nos uma vida significativa e recompensadora. “(A sabedoria) clama desde o ponto mais alto da cidade… Deixem a insensatez e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento” (Provérbios 9.3-6).
 
. Sabedoria afina o discurso e a ação.  Qual a resposta correta para uma situação crítica e complexa? Sabedoria nos auxilia a saber o que é melhor dizer e fazer em qualquer situação. “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução” (Provérbios 16.21). “O coração do sábio ensina sua boca, e os seus lábios promovem a instrução” (Provérbios 16.23).  
 
. Sabedoria pavimenta o caminho para o sucesso. Ninguém se propõe a falhar na vida ou na carreira. Mas com freqüência é o que acontece. A busca para adquirir e aplicar apropriadamente a sabedoria, nos protege contra armadilhas pessoais e profissionais. “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável” (Provérbios 24.3-4).


Convidamos você a contribuir para este ministério

Caixa Ag 2553 Op 013 Conta 00032829-9

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

7 comentários em “Você sabe qual é a diferença entre sabedoria e conhecimento?

  1. esse artigo abriu muito a minha mente, muito obrigado
    ate gostaria de utilizalo em uma Aula Da escola dominical na minha igreja no qual sou professor
    mais antes gostaria de pedir permissão ao Altor para isso !!!!
    fica na paz

    1. esse artigo abriu muito a minha mente, muito obrigado
      ate gostaria de utilizalo em uma Aula Da escola dominical na minha igreja no qual sou professor
      mais antes gostaria de pedir permissão ao Altor para isso !!!!
      fica na paz

  2. ”Através da sabedoria,ganhamos o conhecimento,pois a sabedoria é o conjunto de conhecimentos.”

    A diferença é: – sabedoria é temer a Deus, vc distinguir o certo e o errado com temor ao Todo Poderoso,entretanto,tu virá mediante a sabedoria(temor) adquirir conhecimento,entendimento,argumento,experiência,vivência nas situações para agir com convicção,pois tem segurança dos seus conhecimentos que são fundamentados no temor.

    em outras palavras,o conhecimento fundamentado no temor é sabedoria,pois a sabedoria é temer a Deus !
    Deus abençoe,!

    como a palavra diz onde o nosso irmao comunicou em provérbios 18:15
    ”o coração do sábio adquire conhecimento,e o ouvido dos sábios procura o saber”

  3. O conhecimento é útil, quando usado com sabedoria! Ter sabedoria é ter Deus como o Nosso Criador e fazer dEle a fonte de conhecimento e sabedoria para que possamos alcançar os mais alta e elevada capacidade de amar e ser amado.

  4. vlw mesmo pessoal…

    estava procurando a diferença entre os dois dons e somente aqui fui perceber algo util e bem explicativo!

  5. Achei legal o comentario sobre a diferença entre o conhecimento e a sabedoria,
    concluir que o conhecimento é o aio da sabedoria, podemos ter um vasto conhecimento, mas se não tivermos sabedoria para administra-lo de nada adianta, Deus deu sabedoria para Salomão e muitissimo conhecimento ” a sabedoria e á arte de administrar o conhecimento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s