Publicado em Meditações

Você consegue identificar os verdadeiros amigos?


Gostei deste texto que me enviaram, por isso quero compartilhar com os meus leitores.

Identificando Amigos
Por Jim Mathis
 
Tenho pensado muito ultimamente em amizade. O problema é que há poucas expressões adequadas para descrever a gama de relacionamentos positivos nessa área. As mais comuns são amigo e conhecido.
 
Há pessoas que conheço há muitos anos e por quem tenho grande respeito e são para mim mais do que conhecidas. Se as chamar de amigas, que nome darei aquelas que vejo com freqüência e com quem tenho experiências e interesses em comum? Chamá-las de amigas íntimas ou a expressão comum em mensagens de texto, BFF, (best friends forever – amigos para sempre), fica  muito simplista.
 
A laje para construção de relacionamentos são experiências e interesses compartilhados, que variam de um relacionamento para outro. Meus amigos mais chegados são pessoas com as quais  toco junto. A música fala diretamente ao coração. Tocar constrói relacionamentos fortes através de experiências partilhadas, paixões similares e emoções vigorosas. Outros músicos também estão entre meus melhores amigos, dada a linguagem e interesse comuns. 
 
Certa vez perguntei a uma colega música se ela tinha algum bom amigo que nunca fora ouvi-la tocar e ela disse: “Escolhi dedicar minha vida à música. Se um amigo jamais se deu ao trabalho de vir e me ouvir tocar é porque não é assim tão amigo”. Se alguém demonstra desdém pelas coisas que você ama será difícil o cultivo da amizade.
 
Junto com a música, a fotografia é outra paixão minha. Ela é um objetivo pessoal, enquanto a música é um esporte em equipe. Por isso, não tenho tantos amigos fotógrafos como tenho entre os músicos. Mas se você gasta 50 anos tentando tirar belas fotografias e alguém lhe diz, “Como pode admirar a vida com esta coisa (câmera) diante do seu rosto?”, será difícil considerá-lo amigo.
 
Há outra dimensão na amizade repetidamente destacada no livro de Provérbios. Essa dimensão, expressa de várias maneiras, é o compromisso.
 
. Compromisso incondicional.  O verdadeiro amigo é alguém em quem podemos depender nos bons e maus momentos. Quando as coisas vão mal ele permanece ao lado, pronto a oferecer
ajuda e suporte necessários. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Provérbios 17.17). 
 
. Compromisso focalizado.  Não há nada de errado em apreciar a companhia de muitas pessoas, mas os laços que nos ligam a um amigo de verdade são especiais e raros. São relacionamentos que devem ser guardados como tesouro. “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais chegado que um irmão” (Provérbios 18.24).
 
. Compromisso leal. Na maior parte do tempo as amizades são agradáveis e divertidas, mas o amigo verdadeiro se importa o suficiente para corrigir e até mesmo nos repreender se necessário. “Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos” (Provérbios 27.6).

Vamos aproveitar para desenvolver uma meditação sobre este assunto:

. Quem é seu melhor amigo? Que características fazem dessa pessoa parte especial de sua vida?
. Concorda com o autor que “amizades mais fortes são construídas pelas experiências e interesses em comum”? Por que?
. Você já teve alguma amizade que, em dado momento foi muito forte, mas que foi enfraquecendo e chegou ao fim? Que fatores contribuíram para a perda dessa amizade?
. Concorda que uma amizade verdadeira deve envolver comprometimento pessoal?
Se desejar considerar outras passagens da Bíblia sobre o tema, consulte: Jó 19.14-17; Provérbios 19.4; João 15.13-15; Atos 27.3.

um grande abraço

Pastor Derville

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

4 comentários em “Você consegue identificar os verdadeiros amigos?

  1. os amigos sao as formas que deus criou para cuidar de nos. (o verdadeiro amigos nao e aquele que perdoa os erros mais sim aquele que reconhece.)

  2. os amigos sao as formas quedeus criou para cuidar de nos. (o verdadeiro amigos nao e aquele que perdoa os erros mais sim aquele que reconhece.)

  3. É VERDADE…AMIZADE VERDADEIRA EXISTE DISPONIBILIDADE, COMPROMETIMENTO, HJ ESTIVE PENSANDO E CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE FALANDO DE HUMANOS MINHA UNICA AMIGA LEAL É MINHA MÃE…ENTRETANTO NEM TUDO COMPARTILHO COM ELA POIS EM UM MOMENTO DE CHATEAÇÃO ELA FALÇARIA PRA ME FERIR…NÃO É NADA DEMAIS, MAS APRENDI QUE SE TEMOS SEGREDO NÃO DEVE SE FALADO A NINGUÉM…ATÉ O REI DAVI RELATOU AO REI ANTERIOR A ELE SUAS EXPERIENCIAS COM DEUS QUANDO FOI NECESSÁRIO (NÃO REFIRO-M A PECADOS MAIS SIM A COISAS NOSSAS).
    aINDA BEM QUE TENHO ANDADO COM DEUS E ELE CUIDA DE MIM, AS VEZES A SOLIDÃO É SO UM DETALHE…E NOSSO PAI DO CÉU NA HORA CERTA EU SEI ELE LEVANTA NOSSA TURMA…RISOS, FALO COM QUEM DEVEMOS ANDAR. AMÉM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s