Publicado em Sermões e Esboços

Quem dirige olhando o retrovisor? Quem dirige, olha pra frente!


Jesus aparenta não ir ao encontro de Lázaro quando toma outra direção. No momento mais difícil, Lázaro morre, e parece que Jesus não assistiu a sua família. No verso 21, registra-se a expressão do coração de Marta, e no 32 o de Maria: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.”

Marta parece queixar-se, mostrando a expectativa de sua fé em Jesus. Parece que ela está muito atenta à atitude de Jesus no que diz respeito ao passado. Parece que vê Jesus e visualiza apenas seu fracasso e tristeza no passado, e consegue apenas enxergar o fracasso e a ausência de Jesus. Você já não pensou nisso, que por causa da ausência de Jesus você fracassou, experimentou a derrota, e foi envergonhado diante da expectativa que você tinha sobre Jesus. Parece que Jesus falhou com você no momento mais importante de sua vida.

Marta é o tipo de pessoa que enfoca muito o passado e seus fracassos. Marta e Maria falam de pessoas que são tentadas sempre a olhar para trás, e achar que Deus é culpado dos fracassos de sua vida, que não as atendeu quando necessitavam. São pessoas que vivem amarguradas, e têm a mesma atitude até o dia de hoje. Sentimentos de rejeição, inferioridade, superioridade, traumas, desequilíbrios emocionais, psiquismo afetado, gente que não consegue fixar os olhos pelo menos na possibilidade presente de uma vida vitoriosa, e estão sempre olhando para trás.

Mas quem deseja que olhemos para nosso passado que nos envergonha, não é Deus. O passado de todos nós nos envergonha. Jamais gostaríamos que fosse feito um filme de nosso passado. Quantas coisas nos feriram, a nós e a outras pessoas. Se nós pudéssemos voltar ao passado para consertar, certamente o faríamos. Certamente hoje faríamos diferente o que fizemos no passado.

“Ah Senhor, se estiveras lá no meu passado!” Então Satanás começa a nos acusar e nos condenar. Isaías 43:18: “Não considereis as coisas passadas.” Deus permite muitas vezes que fiquemos sozinhos no deserto para saber o que vai em nosso coração. É o mesmo que ocorreu com Marta e Maria, se elas seriam capazes de continuar firmes a despeito das circunstâncias. A nossa tendência é culpar Deus pelos nossos fracassos e problemas. No deserto não sabemos por onde ir, mas Ele faz um caminho no deserto, e rios no ermo (seco, árido), para não nos perdermos, termos direção e rumo. Será que vocês não percebem que devem olhar para a frente? Há muitas possibilidades em Deus. Isaías 43:25 mostra que tipo de memória tem o Senhor sobre nós: ele não se lembra mais de nossos pecados.

O espírito de acusação vem do inferno, pois Deus não acusa ninguém. Ele sempre nos torna dignos e nos cura, perdoa, liberta, fortalece, nos aceita. A igreja é para isso, não é para acusar nem condenar ninguém. É instrumento para levantar o caído, curar os quebrantados de coração, cuidar, amar, consolar, fortalecer. Este é o Espírito de Deus, que a igreja família deve viver. O diabo sempre mentiu, oprimiu, humilhou e destruiu, mas a graça de Jesus Cristo é muito maior, suficiente para amar e levantar o perdido, acolhê-lo, abençoá-lo. Aprendamos a amar e a servir as pessoas como Jesus faz. Os hipócritas devem ser tratados como Jesus os tratou: com azorrague na mão, para evitar que continuem trazendo dissensão na igreja de Deus, Mas para as verdadeiras ovelhas há óleo, unção, água, graça. O passado nunca mais. “Esquecendo-me das coisas que para trás de mim ficam, eu prossigo para o alvo”, dizia Paulo. Ele se concentra no projeto de Deus para sua vida, para alcançar o alvo que Deus destinou a ele: o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. As experiências do passado se encerraram na minha vida, e eu posso olhar para o alto, e não mais para o meu passado e minha humilhação. Contemplo Cristo que me ama, e que veio me buscar e salvar.

Em João 11:24 Marta declara que sabia que o irmão ia ressurgir no último dia. “Não tem problema, estou sofrendo hoje, mas naquele dia vai ser diferente, lá na eternidade a situação vai ser diferente.” Marta está olhando para o futuro, para o “um dia” lá na frente. Mas aqui, agora, é mesmo isso, um vale de sofrimento, derrotas, mas naquele dia sim, tudo será maravilhoso!

Mateus 8:2 diz “se quiseres que minha vida…” . É o que muitos estão dizendo: “eu sei que tu podes, mas não sei se tu queres.” Sabem que Deus pode todas as coisas, mas não conhecem a sua vontade. E Jesus diz que não é para a eternidade e para o futuro, mas para aqui e agora. Jesus quer que tenhamos saúde agora, que nossos lares sejam abençoados agora, que estejamos prósperos, sejamos cabeça e não cauda, que possamos abençoar, sempre emprestar e nunca pedir emprestado. Não só eu posso, mas eu quero – são as palavras de Jesus hoje para nós. Saibamos que a vontade de Deus é nos abençoar aqui e agora, e não no futuro. É para hoje, é neste momento. Não precisamos esperar pela eternidade. ESTA É A SUA VONTADE.

Há pessoas que olham só para o passado. Outras somente para o futuro. Mas Jesus diz: “eu sou a ressurreição e a vida, e todo aquele que crê em mim viverá”. Precisamos enfocar a vontade de Jesus neste mundo agora. Muitos não são curados agora porque crêem que a vontade de Deus não é curá-los agora. Estão pobres, necessitados e perdidos porque não crêem que Deus quer abençoá-los agora!

Atos 16: 31 Mostra-nos a história do carcereiro que fica impactado com o testemunho de Paulo e Silas. Ele precisava experimentar a vida vitoriosa naquele instante! “Como vocês louvam quando tudo vai mal, apanharam e estão cantando, estão com fome e não estão reclamando!” E a resposta é somente uma: ” crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. E naquela noite, ele e toda a sua casa foram salvos e batizados na águas. Deus é o Deus do presente, do agora, que opera agora a salvação, opera agora a cura, a libertação.

Não é para um dia, ou para depois, ou para amanhã, mas é para agora! “Quem crê em mim, ainda que esteja morto espiritualmente viverá eternamente.” Chegou o tempo da grande libertação!

O diabo está querendo que você volte para o passado, mas Deus quer que você viva suas abundâncias hoje e agora. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente Hb 13:8.

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s