Publicado em Sermões e Esboços

Usando as “marchas” da fé ou Vivendo na velocidade de Jesus


Usando as “marchas” da fé ou Vivendo na velocidade de Jesus

Textos Bíblicos

Romanos 1:17 “O justo viverá pela fé”

Hebreus 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus”

Gálatas 2:20: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

Fé – É viver livremente e alegremente recebendo o que Deus fez, está fazendo e sempre fará por nós.

AS MARCHAS DE FÉ

1. Primeira Marcha: Receber

Receber a vida de Jesus

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1:12

2. Segunda Marcha: Descansar

Aprender de Jesus

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo e suave e o meu fardo e leve.” Mateus 11:28-30

3. Terceira Marcha: Sofrimento

Abraçar as coisas negativas como vindas de Deus.

“E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser o meu discípulo.” Lucas 14:27

4. Quarta Marcha: Servir

Compartilhar de si ajudando aos outros

“Pois bem, se eu, sendo mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.” João 13.14

5. Quinta Marcha: Satisfação

Dar frutos que abençoe a outros

“Eu sou a Videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5

“Quem são os certos?”
Vivendo além do Bem e do Mal
Mateus 11:25-30

Observações do texto:
Jesus dá graças a Deus, porque Deus achou bom esconder coisas dos “sábios” e “cultos”.
Quem são os sábios e os cultos?
São as pessoas que se acharam capazes de viver bem com o que conseguiam tirar da sua própria experiência de vida.

Jesus dá graças a Deus, porque ele achou bom revelar coisas aos “pequeninos”.
Quem são os pequeninos?
Aqueles que sabem que não sabem, e não vão viver se não receberem.

Jesus explica porque a decisão de Deus é boa.
É porque Deus achou bom.

Jesus revela que ninguém encontra Deus porque é sábio e culto. Somente aqueles que recebem o que Deus oferece, acham e conhecem a Deus.

Vivendo antes do Bem e do Mal

Antes da queda do homem no jardim do Éden, o bem e o mal não era assunto do dia a dia da humanidade. O assunto do dia era o que Deus achou bom – a intenção de Deus.
A mente de Adão e Eva não estava complicada com o bem e o mal. A mente deles estava ocupada com as intenções de Deus e como realizá-las cada dia.
Adão e Eva viviam antes do bem e do mal.
Adão e Eva viviam exclusivamente das boas intenções de Deus.

Vivendo durante o bem e o mal
Vivendo das boas intenções do homem

Quando a humanidade representada em Adão e Eva abandonou a intenção de Deus como a maneira de pautar a sua vida, somente sobrou o parâmetro do bem e do mal.
O resultado desta nova realidade do bem e do mal foi o cansaço e a morte.
O stress de tentar fazer o bem e combater o mal cansa e eventualmente mata.
6000 anos da historia humana comprovam que não há solução no mundo para o problema do bem e do mal.
Viver depois do bem e do mal criou um sistema que cansa e mata.
Raciocinar
Resistir
Reagir
Os cultos e sábios são aqueles que, comparados com os outros, melhor fazem isto.
Mas, Deus não aceita esse modo de viver.

Vivendo além do bem e do mal

É viver no reino de Deus por meio das boas intenções de Deus em Jesus. Por isso, Ele nos convida neste texto: Vem.

Jesus nos levará a viver além do bem e do mal.
Lucas 14:27

“E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser o meu discípulo”.
Jesus viveu além do bem e do mal
João 3:16-21

Jesus se alimentou da vida, além do bem e do mal.
João 4:34

Jesus reconheceu como família aqueles que viviam além do bem e do mal.
Mateus 12:50

Jesus constantemente levou as pessoas para além do bem e do mal.
Sermão da montanha
Perdão
Serviço
Ramos
A cruz

Jesus quer tirar o cansaço do bem e do mal e colocar no seu lugar, a sua vida.
Ele quer:
Receber no lugar de Raciocinar
Regozijar no lugar de Resistir
Compartilhar no lugar de Reagir

Vivendo depois do bem e do mal

Nos céus todos nós viveremos eternamente além do bem e do mal
E agora?

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

Um comentário em “Usando as “marchas” da fé ou Vivendo na velocidade de Jesus

Deixe um comentário

