Publicado em Estudos Bíblicos

Baixar arquivos na internet é pecado?


Sabe, eu queria muito assistir um filme, e isto ja faz muito muito tempo.

Para assistí-lo precisaria PAGAR a minha entrada no cinema. Passado um tempo. Eu poderia PAGAR pelo aluguel da fita VHS que continha o filme no seu orignal. E passado um tempo esse mesmo filme estaria passando num canal fechado, que para assistí-lo, eu precisaria PAGAR uma assinatura. Mas, depois de algum tempo esse mesmo filme passou na tv aberta, mas como iria passar exatamente no horário do culto lá da igreja, então programei o meu vídeo cassete para gravar o tal filme de GRAÇA!

Pecado? ou controle de consumo?

O pecado é uma ofensa a alguém. Normalmente pecamos contra Deus. Principalmente quando caminhamos contra a vontade de Deus. Nem sempre os sistemas econômicos refletem esta vontade. Nem sempre os sistemas de controle expressam a vontade de Deus.

Um dos objetivos da internet é acesso às informações. Nem sempre as informações disponíveis na internet são sérias, ou ainda, nem sempre são na verdade “informações”! Quem publica na internet tem duas possibilidades restringir ou não. Daí a importância dos cadastros, senhas, etc.

Baixar arquivos na internet, com certeza NÃO É PECADO.

Porém, o uso desse material, ou o seu destino pederá levá-lo a cometer um PECADO!!!

Deus lhes abeçoe muito

Estou orando por você todos os dias da minha vida!!

Pastor Derville

Igreja Caminhar em Cristo

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

14 comentários em “Baixar arquivos na internet é pecado?

  1. Só sei que nada sei’ Nada que se faça nesse mundo hoje em dia, não deixa de ter um errinho. Sinceramente quão difícil tem sido nesses dias ser honesto ou optar sempre dar o pago proclamado pelos produtores de livros e cds. Tem que ter opinião para não deslizar em nenhuma lei acima de tudo vigiaaaar. É Deus tá feio a coisa aqui embaixo. Com a crise presente nos atuais governos mundiais. Comprar cd e livros tem se tornado um último Plano.

  2. Fazer downloads de programas e aplicativos que vêm com com o serial ou crack para validar o programa como se tivesse sido comprado é errado ou não?

  3. tem trés forma de vc servi a Deus 1 e do seu jeito 2 e do jeito do diabo 3 E do jeito de DEUS. Qual opção vc escolhe. caso seja a 3 não se deixe enganar e o nada ver que vai levar muito pro inferno

  4. É galera, acabei de ler um artigo que fala justamente isso. Cópia de livros, CDs ou filmes para uso privado, sem intuito de lucro, não é crime! Está escrito na lei isto!

    …é permitida a cópia integral de obra intelectual, sem autorização do detentor do direito autoral, desde que não se vise lucro, seja direto, seja indireto, mas é proibida a cópia não autorizada, mesmo parcial, para fins lucrativos. Assim, não comete crime o indivíduo que compra discos e fitas “piratas”, ou faz cópia para uso próprio; ao passo que se o locador o fizer poderão configurar-se violação de direito autoral e concorrência desleal.

    Sem mais delongas, aqui vai o link para o artigo completo.

    *edit*

    O Glaydson, comentou os seguintes pontos que, pelo que parece, têm embasamento jurídico:

    1. Realmente não é crime se não tiver lucro. Entretanto, o detentor do direito sobre o conteúdo pode entrar com uma ação de reparação de danos, principalmente se você tiver compartilhando. Ou seja, não vai preso (sanção pro crime), mas pode pagar uma quantia de indenização (sanção civil).

    2. Comprar conteúdo pirata É CRIME se o indivíduo souber, ou deveria conhecer devido as circustâncias (Windows por R$ 5,00 por exemplo), que se trata de fonte de crime (venda com lucro).

    CODIGO PENAL
    http://www.codigopenal.adv.br

    Receptação

    Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996)

    Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996)

    Cuidado, que apologia também é crime (art 286Código Penal) 🙂

    Incitação ao crime

    Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime:
    Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa.

    Brincadeira, como não foi de má-fé, dificilmente seria condenado.

    1. ´Boa Tarde!!
      E interessante pensar sobre isso. Imagino uma coisa interessante.
      Se eu baixar DVD de curso de inglês, ou de photoShop. Qualquer DVD.
      Que no caso irei fazer uso privado para aprender em casa. E Pecado?
      Um outro Exemplo também seria Baixar programas Crakeados para aprender a mexer com ele ( sem fins lucrativos )

      E uma outra coisa também. E tipo como devemos pensar?
      Eu sei que todo material produzido como filmes. programas a Intenção e ganhar dinheiro. Se todas pessoas passar baixar da internet como ficaria todo?
      Eu até gostaria de comprar mais no brasil ( e mio complicado pelos preços )
      E então usamos a internet para baixar

      O que realmente aconteceria futuramente. Isso e interessante pensar.

      As produtoras Programadores , Não devem se valorizar eu acho..
      Mais eles tinham que compreender a necessidade do povo.

  5. Baixar, vender, copiar cds para dar a outra pessoa e etc, isso não é certo, imaginem vocês: o Cantor gasta muito dinheiro com a gravação de um cd e etc, certamente o valor de 1 CD apenas não pagaria em nada o que ele gastou e muito menos ele lucraria com isso, se não entendeu eu vou explicar, se fosse assim seria fácil; se comprava apenas uma cópia original e saia por ai divulgando na internet, fazendo cópias para os amigos, vendendo e etc, será que eu estou errado? A arvore boa não pode dar maus frutos.

  6. Tá, mas baixar arquivos com direitos autorais na internet é crime. E nós sabemos que devemos nos sujeitar à lei do homem e “dar a César o que é de César”. E aí?

    1. Sim, baixar arquivos com direitos autorais é crime! E aí? Nesse caso específico, vc já respondeu, é crime! Mas, observe que muitas licenças são para uso e não para cópia ou revenda! Vc pode baixar artigos, livros e etc. para pesquisar etc, sem poder revender … e aí? São os limites e restrições de uso …!!! Lembre-se: Nós devemos nos sujeitar às leis dos homens, desde que não contradigam a vontade de Deus.

    1. Eu tenho uma página evangélica e também um grupo de evangelização e baixei alguns vídeos do YouTube mas eu estou muito preocupado com isso estou pensando em exlui todos os vídeos da página tenho muito medo de está fazendo algo errado é pecado baixar vídeos do YouTube e publicar para evangelização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s