Publicado em Estudos Bíblicos

Você já ouviu falar em síndrome do papagaio???


Existe uma “coisa” chamada SÍNDROME DO PAPAGAIO, aquelas frases feitas que as pessoas tentam usar normalmente contra as pessoas! Lá vai mais um breve estudo, ok?

Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam? Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedoras… Na famosa igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (At 17:11).

Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos “novos” que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar um desses versículos e começaram a citá-los como verdade, sem, antes, ter o cuidado de confirmar a sua autenticidade bíblica.

“A voz do povo é a voz de Deus”

Ouvi um pregador citando essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:17). Como a voz do povo pode ser a voz de Deus?

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”

Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus.

“Até 1000 irá, de 2000 não passará”

Essa frase já virou história… Muitos “profetas da última hora” a usaram para alertar acerca da iminente volta de Cristo, antes ou durante o ano 2000. Mas o que a Bíblia realmente diz acerca da vinda de Jesus? As palavras de Cristo quanto ao Arrebatamento da Igreja são mais do que claras: “… daquele dia e hora ninguém sabe…” (Mt 24:36). Leia também Atos 1:7, I Tessalonissenses 5:1 e II Pedro 3:8.

“Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente”

É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa com relação à obra redentora de Jesus. Mas essa promessa não aparece nas Escrituras. Em Gênesis 3:15, Deus disse para Satanás, personificado em uma serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.

É importante observar que o texto bíblico não usa o verbo “esmagar” e sim “ferir”. De acordo com a Palavra de Deus, o inimigo ainda não foi esmagado, isto é, derrotado por completo. Ele já está julgado (Jo 16:11), e, na cruz, Jesus o feriu (Cl 2:14,15). Entretanto, “… o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés” (Rm 16:20).

“Deus cegou os entendimentos dos incrédulos”

É sério! Ouvi um pregador dizendo isso… Mas não foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos! A Bíblia diz: “… o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Co 4:4). Esse “deus” é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8:12; I Jo 1:7).

“Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és”

Clássica, não? Quantos pregadores não usam esse versículo… Alguém já chegou a dizer acerca dele: “Não está na Bíblia? Então devia estar!” Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: “O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom” (Pv 16:29); “Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” (Pv 4:13,14).

“É dando que se recebe”

Essa conhecida frase é extrabíblica, mas não chega a ser antibíblica. Ela confirma as palavras de Jesus em Lucas 6:38. Não deve, porém, ser usada como um versículo bíblico inspirado. O pregador só deve usar a frase “A Bíblia diz” quando for citar uma passagem sagrada. Caso contrário, deve deixar claro aos ouvintes que se trata apenas de uma boa frase.

“Esforça-te, e eu te ajudarei”

A expressão “Esforça-te” aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase “Eu te ajudarei”. Observe: “Esforça-te, e tem bom ânimo” (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); “Esforça-te, e esforcemo-nos” (I Cr 19:13); “Esforça-te, e faze a obra” (I Cr 28:10); “Esforça-te, e clama” (Gl 4:27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.

“Eu venci o mundo, e vós vencereis”

É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus ditas em João 16:33 foram apenas: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. O complemento “e vós vencereis” é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18).

“Fazei o bem sem olhar a quem”

Essa frase é uma distorção de Gálatas 6:10: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. O cristão deve fazer o bem, pois ele tem a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5:22). Mas fazer o bem “de olhos fechados” pode ser perigoso.

Existem muitos vigaristas dizendo-se missionários ou pastores. Eles sempre contam casos tristes para aplicar os seus golpes, e os irmãos bondosos, por não olharem a quem estão ajudando, acabam sendo lesados. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: “Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra” (Dt 15:11).

“Jesus é o Médico dos médicos”

Certos pregadores afirmam: “A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos”. Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é “Yahweh-Roph´eka”, que significa “O Senhor que te sara”, também traduzida como: “O Senhor, teu Médico” (Êx 15:26).

“Mente vazia é oficina do diabo”

De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as “coisas que são de cima” (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.

“Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus”

A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

“O amor encobre uma multidão de pecados”

Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará” (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: “… a caridade (atitude de quem ama ao próximo) cobrirá uma multidão de pecados” (I Pe 4:8).

Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (v. 1); “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri” (v. 5).

“O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”

É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24).

O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!

“O dinheiro é a raiz de todos os males”

Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6:10).

“O pouco com Deus é muito”

Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.

“Os viciados não herdarão o reino de Deus”

A palavra “viciado” se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudo-versículo bíblico. Alguém poderá perguntar: “Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?”

Quando o cânon do Novo Testamento foi encerrado, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (I Co 6:10-20; Gl 5:19-21). Ademais, Zofar alertou: “Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?”, Jó 11:11.

“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”

Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: “Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão”.

“Quem dá aos pobres, empresta a Deus”

Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício”. Alguém dirá: “Mas não é a mesma coisa?” Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração! O Valor está no compadecimento ou paixão pelo próximo.

“Quem não vem pelo amor, vem pela dor”

É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1).

Se assim fosse, os mutilados, os hospitalizados e os encarcerados facilmente aceitaríam a Cristo. Isto não é verdade. A palavra chave está no arrrependimento e não na dor!

“Vem a mim como estás”

Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

O segredo é manejar bem a Palavra de Deus!!!

Portanto, meus queridos, não sejam como o papagaio, que repete, repete, repete… Sejam como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: “Examinai tudo. Retende o bem” (I Ts 5:21).

Deus lhes abençoe muito as suas vidas!

Pr Derville

Anúncios

Autor:

Pastor Titular da Igreja Caminhar em Cristo em Curitiba/PR - Brasil

13 comentários em “Você já ouviu falar em síndrome do papagaio???

  1. pastor estou passando por um problema grande , entao abri a biblia e pede que o senho falasse comigo entao abri no livro de ezequiel cp 13 vers. 01 até o 08 o senhor pode me explicar o que foi que deus quiz me dizer por favor. muito obrigado a paz do senho
    susy alves martins

  2. tenho um colega de trabalho que é da congregação cristã da Brasil, ele tenta argumentar de todas as formas que as outras igrejas no caso a nossa e as demais pentescostais, qualquer igreja que tenha pastor, o que é pregado não levam a salvação, e que só a igreja deles segue o verdadeiro evangelho e leva para o céu, quero ter argumentos para provar para ele que está errado e que a nosso evangelho leva para o céu sim, não tenho dúvida disso mas não sei argumentar com ele. Ele fala muito em dízimo, bate muito nesta tecla, pq no NT não faz referencias ao dízimo, aí fico sem argumento para me defender me ajude. Deus nos Abençoe…

    1. Wesley,

      Graça e Paz,

      Seu amigo está expondo uma das doutrinas da igreja que ele pertence, só isso.
      As igrejas nomeiam seus líderes conforme a instrução bíblica: presbíteros, obreiros, diáconos, pastores, evangelistas, bispos, anciãos, etc …
      Mas, a questão fundamental da nossa fé está na ressurreição de Cristo!
      As vezes, falta assunto, daí surgem o que Paulo chama de discutir “genealogias”!
      Ore por ele!

      Deus lhe abençoe

      Pastor Derville

  3. pastor Derville.eu procurava na biblia que nao vai pelo amor vai pela dor ,ate mesmo porque eu passei po uma situaçao muito dificio quado eu fui assatado e levei um tiro no ohlo e por um milagre nao sofri nen uma sequela do insidente , mas eu fui vitima da lingua poque nao fasia 6 meses eu avia dito para minha namorada que eu
    nao acritava Jesus fasia milagres nos dias de hoge,mas en
    hb 13/8 ELE E O MESMO HONTEN HOJE E SEMPRE
    que a [paz seja cotigo] obrigado DARLEY

    comentarios que nao e um vercicolo biblico me ajudou muito ,ainda procuro ,que Jesus deceu ao enferno pegou achave da morte se poder me mande o seu comentario muito obrigado e a paz seja convosco .

    1. A paz do Senhor Pastor Derville.

      Foi muito esclarecedor a sua mensagem, me ajudou muito, obrigado.

      Gostaria de saber um assunto muito delicado e que não concordo por achar que anti-bíblico.

      Eu bati de frente com meu pastor e ele suspendeu meu diaconato por não concordar com essa pratica que é a consagração de mulher para o serviço ministérial.

      É bíblico o cargo de Diaconisa; missionária ou pastora. Já que não tem presbitera. 1ª Timóteo capitulo 3

  4. Pastor Derville,

    “Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és”

    Não concordo com essa frase acima,

    “O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom” (Pv 16:29);

    Com essa eu concordo, pois diz: Que não é o andar e sim o persuadir, posso está andando e não está sendo persuadida, pelo contrário com o meu testemunho mostro que andar com Cristo faz diferença. E que Cristo nos propociona uma paz interior, mesmo em situações adversas da vida.

    Detesto Crente Fofoqueiro.

    Não diria sídrome de papagaio e sim falta instrução de muitos, que só porque sabe falar bem já acha que pode ser pastor, missionário ou sei lá e não fazem nenhuma diferença pelo contrário são pedra de tropeço para muitos.

    E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
    Mar 2:15

    O que acha dessas passagens pastor.

    Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; (Deu 10:17)

    E dessa pastor. Posso evitar andar com pecadores? Teria eu tendo acepção de pessoas? Discriminando pessoas? Isso me imcomoda pois não podemos ter amizades ou andar com pessoas que não professam a mesma fé; Que já estamos desviado.

    Noelia Alves

    Noelia,

    Existem posturas teológicas estranhas nas igrejas. E isso é muito difícil de consertar ou até de comentar. Pois, os fatores são muitos. Desde a cultura local, intelectual, bíblica e de maturidade cristã!

    Ser amigos de pecadores não significa ser participantes de seus pecados! Veja o exemplo de Jesus, vivia entre pecadores, porém todos eles abandonavam o pecado. Vidas transformadas!

    Se por onde passamos fazemos discípulos de Jesus que passam a congregar numa igreja, numa família da fé é isso que importa. Depois, os vícios serão retirados pelo poder do sangue de Jesus. E, da ação do Espírito Santo em santificação.

    Deus lhe abençoe muito

    Pastor Derville

  5. A paz do senhor JESUS CRISTO esteja com todos do ministerio, quero atraves deste fazer lhes uma solicitaçao, estou iniciando um ministerio de juniores e nao tenho total intendimento de como fazer os insaios sem sair do proposito ou seja tenho que levar ate eles os ensinamentos biblicos e brincadeiras voltadas para a palavra de DEUS ex: dinamicas, perguntas e respostas, desenhos e outras mais. NA VERDADE GOSTARIA DE SABER DOS IRMAOS SE EXISTE UM SITE QUE POSSA ESTAR ME ORIENTADO DE COMO DEVO ME PORTAR DIANTE DOS PEQUENINOS QUE NA VERDADE SAO GRANDIOSOS PERANTE NOSSO SENHOS E SALVADOR JESUS CRISTO

  6. Obrigado amado, achei a respostas que procurava. Sou seminarista e nesta longa caminhada é preciso estar atento ao que é dito popular e ao que é ensinamento bíblico, para que cada parte receba tão somente o crédito que tem.

    Que Deus lhe abençoe sempre

  7. Não consigo entender esse versículo

    “Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão”

    A Paz

  8. Amado,

    Era isto que estava a procura.

    Tenho procurado este versiculos na Biblia “Me diga com que tu andas que ti direi quem és”. Obrigada pelo esclarecimento.

    Agora estou a procura “Faça sua parte que farei a minha”
    Tem algum versiculo que diz isso, ou tbém é mais repetição como os papagaios.

    Obrigada
    Dayana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s