A raiva de Jonas: questiona o sucesso da sua própria missão!


Jonas 4

Jonas está com muita raiva de Deus!

Olhe para o contraste entre a resposta de Deus, e a de Jonas. Deus viu que Nínive fez e Ele retirou a sua raiva (3:10), e quando Jonas viu o que Deus fez, ficou com muita raiva de Deus (4:1). Deus teve compaixão de Nínive, mas Jonas não teve nenhuma. Ao invés de alegria na graça de Deus e na resposta surpreendente que sua pregação tinha obtido, Jonas fica amargo e deformado.

Jonas ora a Deus na sua ira e expressa uma auto-justificativa, e o foco da sua oração está pervertido. A oração de Jonas, expõe o raciocínio e a motivação que havia por trás de sua desobediência inicial, e a sua execução desde o convite do Senhor para se levantar e ir pregar a Nínive, e sua fúria presente na mais recente ação do Senhor. O coração de Jonas é descoberto e ela está nú diante de nós.

Deixe-me parafrasear o que Jonas está dizendo nos versos 2-3: “Eu sabia desde o começo, ainda quando estava na minha casa, que iria revelar-se desta forma – que é a razão que me fez fugir tão rápido em direção oposta. Eu não queria ter nada a ver com isso, pois sei exatamente o que você gosta – você é um Deus compassivo e misericordioso, longânimo e cheio de amor, que não castiga. Realmente não estava nem um pouco surpreso que Nínive se arrependesse e Tu, ó Senhor, mudou de idéia em não trazer-lhes o julgamento que eles tanto mereciam, pois esse é o jeito que você sempre age. Eu não queria que isso acontecesse. Eu não quero ser parte disso. Por isso, deixe-me morrer – eu não quero mais viver”.

Poderíamos ter esperado uma resposta irritada de Jonas, se não houvesse uma resposta à sua pregação – se a sua missão profética tivesse sido um fracasso. Nós sabemos de 2:14, Jonas já tinha um histórico de sucesso, por que então essa explosão de raiva quando sua pregação já tinha sido recebido tão prontamente e com uma seriedade tão evidente? Estaria realmente no coração de Jonas que todo o povo de Nínive fosse destruída por Deus? A resposta, infelizmente, é sim. Jonas preferiria que sua pregação em Nínive houvesse sido ignorada e que a mensagem que Deus lhe tinha dado não tivesse sido atendida. Jonas queria que os ninivitas fossem punidos por sua imoralidade e idolatria – ele queria que eles recebessem o castigo que mereciam. Eles eram inimigos, ele era um israelita e esta missão profética de que Deus havia lhe ordenado para a capital da Assíria, uma nação que representava uma grande ameaça para a segurança de Israel e da segurança de seu povo. O nacionalismo, no verso 2 de Jonas, é evidente quando ele fala do seu próprio país – sua terra natal. Ele está perfeitamente ciente de que ele não está em casa, em Nínive. Ele não quer que Deus se mostre favorável para o inimigo de Israel. Jonas quer Deus de aplicar a justiça estrita e limpá-los da face da terra, a plena punir Nínive e dar-lhes tudo o que eles mereciam. Jonas não deixou espaço em seu pensamento ou em seu coração para a misericórdia e a graça de Deus. Ele não tem amor pelo povo a quem Deus o enviou.

Jonas é um missionário enviado por Deus, mas sem entender a vontade de Deus!

About these ads

,

  1. #1 por emanuel jeffson em 12 | março | 2010 - 15:43

    muito bem colocado, um missionário sem entender a vontade de Deus ! De pessoas assim as igrejas estão cheia.

  2. #2 por Sara Kelly em 16 | setembro | 2009 - 4:33

    As últimas frases parecem que se encaixam comigo…

    Ele não tem amor pelo povo a quem Deus o enviou.
    Jonas é um missionário enviado por Deus, mas sem entender a vontade de Deus!

    Deus me colocou numa situação de debates, defendendo à obra de Jesus na cruz, defendendo a imortalidade da alma, defendendo os dons espirituais…
    Enfim, contra o Adventismo, contra a religião que o pai do meu filho decidiu seguir.
    (Motivo de nossa separação tb)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 203 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: