Considere os outros superiores a si mesmo


Você Aceitaria Ser o “Terceiro”?

Por Rick Boxx

Escondido nas Montanhas Ozark, Kanakuk Kamp é um incrível acampamento de verão para jovens. Existem outros acampamentos dedicados ao treino de atletas, mas Kanakuk Kamp tem um objectivo singular: “Desenvolver e treinar líderes que saibam servir“.

A minha filha Megan participou recentemente nesse acampamento pela primeira vez. Quando voltávamos para casa, no final da sua estadia lá, perguntei a Megan qual tinha sido a mais profunda verdade que aprendera naquela semana. “Que eu venho em terceiro lugar!” – foi a resposta dela. “Deus vem em primeiro, as outras pessoas em segundo e eu venho em terceiro lugar”.

Esta afirmação parece-nos simples, muito virtuosa e idealista.  A aplicação dessa verdade de forma realista e prática, porém,  não é nem de perto nem de longe fácil, como Megan pôde verificar através da história real contada por Joe White, sobre Johnny Ferrier.

Capitão Ferrier aprendera sobre o “eu sou o terceiro” há muitos anos atrás e partiu para viver esse princípio, como destacado atleta e piloto de jactos altamente habilitado e condecorado que era.   A mais vívida demonstração de seu compromisso com esse princípio, entretanto, surgiu durante o acontecimento que lhe custou a vida.

Por ocasião de uma exibição aérea, ele voava juntamente com três outros aviões, quando deram início a uma difícil manobra, em que deveriam seguir em quatro direcções diferentes para formar uma cruz. Quando o Capitão Ferrier apontou seu jacto em direção ao solo, a alavanca de controle emperrou. Ao informar à torre de controle do problema, ordenaram-lhe pelo rádio que se ejectasse da aeronave.

Mas havia uma casa na rota descendente do jacto e Ferrier se recusou a saltar do avião.  Pelo contrário, alguns segundos antes que o avião atingisse acasa, de algum modo ele conseguiu libertar o controle e passar por cima dela. Como voava baixo demais, o avião caiu no jardim, do outro lado da casa. Colocando-se em “terceiro lugar”, para salvar a vida dos que estavam na casa, Ferrier teve de sacrificar a sua.

Outro estudante de Kanakuk Kamp testemunhou esse heróico evento. Ao terminar de contar a admirável história de seu amigo a um grupo no acampamento, uma mulher se aproximou dele e comentou com simplicidade: “O seu amigo foi um herói. Sabe, eu estava a dormir dentro da mesma casa que o Capitão Ferrier evitou destruir, ao morrer”.

Capitão Ferrier é exemplo do nível de integridade e dedicação a um princípio que poucos de nós alcançamos. O exemplo máximo desse princípio é Jesus Cristo, que viveu o que ensinou: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Ele também disse:”Ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).

Porque é que conto esta história a pessoas que vivem no meio profissional ou empresarial? Obviamente, o ambiente de trabalho raramente requer que alguém morra. Mas necessita, definitivamente, de pessoas que estejam dispostas a colocar-se “em terceiro lugar”, colocando Deus e os outros, adiante de si mesmas e de seus objectivos. Isto pode significar passar por inconveniências em favor de outrem, sacrificando tempo para ajudar um companheiro de trabalho num projecto importante, ou aconselhando um cliente a negociar com outra empresa, que melhor possa satisfazer as suas necessidades.

Nada façais por contenda ou por vangloria, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3).

About these ads
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 202 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: