Evangelho de João, capítulo 2


Gostei deste esboço, recomendo!

 Autor(a): PR. ARIOVALDO RAMOS   Teólogo e Pastor da Igreja Cristã Reformada e Missionário da SEPAL
Nesse texto encontramos dicas para que nossa vida seja uma festa:

(JOÃO Cap: 2)
[1] Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.

Casamento em Israel era uma celebração que durava dias, pois, significava o enlace de duas famílias; no passado era a maneira pela qual a terra era mantida sob posse das tribos. Vinha gente de todo o lugar. Era uma festança.

[2] Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.

Eis a primeira dica: Jesus combina com festa. Aliás ele disse que veio para que nossa vida fosse uma festa: JO 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. E é uma festa maravilhosa porque não depende do que acontece do lado de fora, mas do lado de dentro da gente. A marca da vida cristã é essa alegria da salvação.

[3] Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.

Segunda dica: as vezes o vinho acaba. A alegria pode ir embora por motivos diversos: pecado; sofrimento; decepção; etc. Não importa o motivo, a única forma de vê-la restaurada é procurar Jesus, só ele pode reverter o quadro. É preciso abrir-lhe o coração. Não importa se a culpa pela tristeza é ou não da gente. Ao invés de imitar de Adão, que fugiu, temos de imitar Maria, que foi procurar Jesus.

[4] Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Terceira dica: Jesus tem suas próprias prioridades. Ao procurar Jesus, a gente tem de entender que Jesus tem suas próprias ênfases. Lembro de uma ilustração criada pelo Pr Bob Moon (pastor batista de São Paulo): Um homem adquiriu uma fazenda e contratou um caseiro. Algum tempo depois, precisando fazer uma longa e demorada viagem, disse ao caseiro que tudo o que o mesmo precisasse, bastava pegar na cidade, em seu nome, que assim que voltasse da viagem acertaria com os credores. Partiu.

Tempos depois retorna, indo direto para a fazenda, qual não foi a sua surpresa quando, ao entrar na fazenda perceber que tudo estava abandonado e em ruínas, sua casa, inclusive, tinha sido invadida e destruída pelos animais. Desesperado, correu para a casa do caseiro. Ao aproximar-se dela começou a perceber a diferença: a casa tinha sido aumentada, estava linda, tinha antena parabólica e um carro novo na garagem. Ao entrar encontrou o caseiro, confortavelmente sentado diante de uma tv gigante, perplexo, pediu-lhe explicações. O caseiro respondeu: O sr. disse que tudo que eu precisasse eu podia pegar na cidade, em seu nome, foi o que eu fiz: tudo o que eu achei que precisava peguei na cidade, em seu nome. O fazendeiro, num misto de perplexidade e angústa, retrucou: quando eu disse isso, eu estava pensando na fazenda!

Muitas vezes somos como o caseiro, usamos as promessas de Deus pensando só em nossa dor de barriga e não na construção do Reino de Deus.

É preciso ir a Jesus, porém com a atitude certa.

Quarta dica: Há coisas que são inevitáveis. Maria tem uma história muito bonita e sofrida. José, que a amava a ponto de intentar fugir para que os anciãos pensassem que a culpa era dele e, assim, evitar que Maria fosse apedrejada por adultério; para aceitá-la precisou da intervenção do anjo Gabriel; imagine como a trataram os vizinhos e parentes…não foi uma vida fácil.

Mas agora a coisa estava mudando, todos que participavam de seu mundo estavam na festa, e o vinho acabou: agora era a hora de Maria mostrar como o seu filho era especial.

Jesus, com sua resposta, dá uma grande lição a todos que querem andar com ele, écomo se dissesse: Mãe, todos que se comprometem com Deus pagam um preço, você pagou o seu e eu vou pagar o meu, não há como mudar isso, faz parte da escolha que fizemos.

Envolver-se com Deus é entrar na batalha contra as trevas, isso, necessariamente, implica numa dose de sacrifício e sofrimento inevitáveis. No mínimo o sofrimento de ser diferente.

P.S. – não se assuste com a forma da resposta de Jesus, na cultura em que eles viviam não era falta de educação para com a mãe.

[5] Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

Quinta dica: Jesus nunca decepciona. Maria dá uma orientação aos garçons. Estranho, Jesus acabara de dizer que não tinha nada a ver com o negócio! Maria, entretanto, sabia que quem vai a Jesus nunca volta de mãos vazias; que onde a lei para a graça e a misericórdia continuam. Que se, num primeiro momento, Jesus pode nos dar um puxão de orelha por não estarmos entendo bem as coisas, num segundo momento, sua graça e sua misericórdia hão de nos socorrer.

P.S. Honrar Maria é submeter-se à sua orientação. E sua orientação é: façam tudo o que Jesus disser.

[6] Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
[7] Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
[8] Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.

Sexta dica: Vale a pena obedecer. Posso imaginar um garçom dizendo ao outro enquanto enchiam as talhas, cada uma com cerca de 77 a 115 litros: – escuta, não foi o vinho que acabou? – Sim, responde o companheiro. -Então, retruca o primeiro, por que a gente está enchendo estas talhas de água?

Obedeça Jesus, você pode não saber o que está fazendo, mas, ele sabe o milagre que está realizando.

[9] Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
[10] e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.

Sétima dica: Jesus veio para restaurar. Jesus fez um milagre discreto, até onde um milagre pode sê-lo. Se o fizesse de outro jeito, teria dado condições para que a festa fosse retomada, porém, às custas da exposição dos noivos e de seus familiares e Jesus não veio esmagar a cana quebrada, nem apagar a torcida que fumega. MT 12:20

O negócio de Jesus, não é expor o pecador, é perdoá-lo e restaurá-lo, para que sua vida volte a ser uma festa.

Oitava dica: enquanto Jesus for o principal convidado da vida da gente, nada está perdido. Sempre dá para começar de novo.

Jesus era o único convidado que não podia faltar naquela festa.

[11] Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Esta é a glória de Jesus, sua graça e sua misericórdia.

Deus o abençoe.

About these ads
  1. #1 por Evangelista Amara Amorim em 21 | outubro | 2012 - 16:33

    gostei!!! muito bom recomendo!!! parabéns pastor que Deus continue te abençoando. fica na Paz do Senhor!

  2. #2 por pedroro Rodrigues da Silva em 18 | outubro | 2012 - 16:51

    Pr.Ariosvaldo.
    Gostei muito da mensagem.
    Quemestá respondendo é um eis aluno seu do seminario de sto Amaro.
    Agora pastor. Em Fortaleza Ceará.
    Deus o abençõe.

  3. #3 por claudio duarte em 13 | julho | 2012 - 17:25

    gostei do comentario e até vou pregar esta mansagem.

  4. #4 por edioneia em 3 | março | 2012 - 17:01

    Gostei, usei, me apropriei indevidamente! Brincadeirinha…!

  5. #5 por ELISABETE em 4 | dezembro | 2011 - 16:10

    A PAZ DO SENHOR PARTOR DEUS ABENÇÕE TIROU TOTALMENTE AS MINHAS DUVIDAS OBRIGADO QUE DEUS CONTINUE USANDO O SENHOR A CADA DIA MAIS NESSA SUA SIMPLICIDADE PORQUE DEUS TEM PROCURADO OS HUMILDES DE CORAÇÃO

  6. #6 por marcio de jesus salgado em 19 | julho | 2011 - 19:32

    foi de muita valia essa explicação do livro de joão cap-2 que se refere a uma festa de casamento onde jesus é convidado especial .

  7. #7 por MARCO AURELIO em 13 | abril | 2011 - 11:51

    APAZ DO SENHOR ! SÓ PARA ENTENDER A PALAVRA DEVEMOS ESTAR LIGADO COM O ESPIRITO SANTO DE DEUS , FOI UMA REVELAÇÃO GRANDIOSA QUE DEUS ABENÇOE .
    AGORA DEVEMOS VIGIAR E ORAR , QUANTO A FALTA DE DISCERNIMENTO, PQ O IRMÃO FOI USADO PELO ESPIRITO SANTO E SE CRITICARMOS ESTAMOS PECANDO CONTRA O ESPIRITO SANTO , NOSSO DEVER É BUSCAR O DOM DO DISCERNIMENTO AMÉM

  8. #8 por mariza silva em 29 | julho | 2010 - 14:54

    A PAZ DO SENHOR,PASTOR.FIQUEI FELIZ DE RECEBER ESTA MENSAGEM; NO LIVRO DE SALMOS, DE NUMERO 100 DIZ:CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR TODOS OS MORADORES DA TERRA.SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA E APRESENTAI-VOS A ELE COM CANTÍCOS. É OBEDECER E CONFIAR EM NELE;JESUS O DONO DO MILAGRE. QUE O NOSSO DEUS VOS ABENÇOE EM NOME DE JESUS.

  9. #9 por gleyson duarte em 8 | maio | 2010 - 15:56

    Paz e Graça! Não gostei muito! é bom porém tem muita alegoria!
    dá a entender a ovelha (ouvinte) que a Bíblia tem que ser interpretada dessa maneira; de que a coisas por trás da palavra escrita que só um “ungido” pode discernit, logo, nada é conclusivo na ótica bíblica. Não estou dizendo que tem ensinamentos errados, mas que Biblia já não é sistemática, e o sermão é bem diferente do que se lê, é como dizer as ovelhas para não lerem a Bíblia. Na minha opinião o texto traz a festa do casamento; a forma que Jesus pensava sobre Maria “sua mãe” e o poder que ele tinha de transformar água em vinho, coisa que se reproduzida em laboratório, alguns físicos como Adauto Lourenço, estima que seria necessária uma fusão nuclear equivalente a força de todas as estrelas do universo. Acho que o esboço teria que fica mais assim.
    Isso é crítica construtiva, paz e graça!
    Nele que sempre me inspira entendimento.

  10. #10 por priscila em 14 | julho | 2009 - 16:36

    oi á paz do Senhor pastor que palavra abençoada….

  11. #11 por edmar cabral sobrinho em 1 | junho | 2009 - 2:05

    esta palavra tirou as minhas duvidas. é uma mensagem muito bonita gostei muito

  12. #12 por elvira de Lourdes Ramos em 14 | abril | 2009 - 13:10

    Oi Pastor, gostei de sua mensagem, estou fazendo o estudo de Joao com três irmãs e seu estudo me ajudou muito, sou missionária da Primeira |greja Batista de Cornélio Procópio, já tive a oportunidade de ver o Senhor pregar em Curitiva, e por acaso, procurando na net algo que falasse do cap 2 de João, encontrei sua mensagem e foi de grande valia para o meu estudo. Deus te abençoe, nós estamos tentando contactá-lo para vir em nossa igreja, mas esta dificil de conseguir, rsrs… verifique se tem um tempo em sua agenda para nos visitar este ano ainda.
    Deus o abençoe ricamente.

  13. #13 por Marcos em 31 | dezembro | 2008 - 17:13

    Que palavra revelada; Glorias a Jesus!!!
    ” o vinho acabou, a alegria pode ter acabado, mas Jesus traz a melhor alegria”.
    Paz seja contigo.
    Jesus é na sua vida.

  14. #14 por INEZ em 13 | outubro | 2008 - 19:45

    AMEM!GRAÇAS A DEUS
    EU TINHA UMA IMPRESSÃO ERRADA SOBRE ESTA RESPOSTA:”O QUE TENHO EU CONTIGO?”
    MAIS AGORA ENTENDI.DEUS ABENÇOE

    • #15 por Carla dias em 29 | dezembro | 2012 - 22:32

      Pastor que a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Esse estudo sobre o cap. 2 do evangelho de João trouxe o vinho novo para a minha vida. Dentre tristezas, decepções e angustias não podemos esquecer jamais de buscar respostas e refúgio no Senhor Jesus, pois a alegria do Senhor é a nossa força!

    • #16 por Carla dias em 29 | dezembro | 2012 - 22:35

      Pastor que a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Esse estudo sobre o cap. 2 do evangelho de João trouxe o vinho novo para a minha vida. Dentre tristezas, decepções e angustias não podemos esquecer jamais de buscar respostas e refúgio no Senhor Jesus, pois a alegria do Senhor é a nossa força! Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 195 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: