Removendo a pedra


Três ordens diretas de Jesus podemos destacar neste texto, que determinaram a solução completa para um grande problema, aqui representado pela morte de Lázaro já há quatro dias. Jesus chega e estabelece o propósito que Deus, o Pai, tinha para aquela situação. Jesus vem socorrê-lo quando já não há mais esperança ou solução.
Jesus, diante das aflições da família, também se emociona (v. 35, Jesus chorou) e sente íntima compaixão por eles. Jesus tinha empatia (sentia as mesmas dores) para com aquela família.

1a. Ordem: Tirai a pedra

Jesus mesmo não removeu a pedra, mas deixou esta responsabilidade para nós. Ele pode fazer todas as coisas, mas há coisas que ele quer fazer através de nós. Por exemplo, os anjos quiseram pregar o evangelho, mas essa responsabilidade Deus deu aos homens, por mais finitos e limitados que sejam. Jesus chama as pessoas que estão ao seu lado para participarem do milagre. Tirar a pedra, portanto, é função nossa.

Vejamos a ilustração do mendigo chinês que passou a vida toda sentado numa pedra esmolando no caminho. Vindo a morrer em elevada idade, o prefeito resolve remover a pedra sobre a qual o mendigo estivera assentado, e para surpresa deles encontraram debaixo da pedra uma fortuna incalculável. O mendigo morreu sem fazer uso daquele grande tesouro e riqueza, impedido por uma pedra que nunca removera. Assim acontece com muitos chamados cristãos entre nós. Não queremos remover as pedras que muitas vezes nos separam da fonte de toda riqueza que é Deus.

Que tipo de pedras? A incredulidade por exemplo é uma pedra terrível. “Errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus”. As pessoas passam a vida toda vivendo miseravelmente, porque não crêem que Deus quer e pode mudar suas vidas. Crer é obedecer. Se creio, me lanço para obedecer. Exemplo da criança que se lança nos braços do pai e pula sem temer, sabendo que não vai cair e se machucar. Isto é crer, é confiar que Deus vai fazer. As pedras impedem o relacionamento com Deus e com nossos filhos, cônjuge, amigos. Pedras de lembranças, amarguras, feridas íntimas na alma, que nos impedem de perdoar e sermos perdoados. A ordem de Jesus é: tirai a pedra. “Infeliz é o povo cuja esperança se perdeu, e a fé se petrificou” (Rui Barbosa).

Quem tem que tirar a pedra SOU EU. O que é que me separa de Deus, e me mantém num sepulcro gelado? Tomemos hoje a decisão de tirar as pedras de nossa vida para que Deus possa nos libertar da morte.

2a. Ordem: Vem para fora

O morto já cheirava mal. Mas Jesus ordena esta palavra de cura. O que cheira mal necessita ser retirado. “Se creres, verás a glória de Deus” . Deus quer exatamente se manifestar e operar nesta situação, onde não podemos mais “pôr uma pedra em cima”, pois o que está debaixo necessita de cura. Aqui é onde o poder de Deus opera. Ele nos dá o poder para sairmos da situação que está cheirando mal.
E do que devemos vir para fora? Podemos considerar coisas como: maledicência, inveja, traição, mentira, covardia, adultério, injustiça, falsidade, cobiça, infidelidade, roubo, prostituição, incredulidade, desobediência, feitiçaria, calúnia, murmuração, amor ao dinheiro, vícios, etc.
Aqui o poder de Deus entra em ação e nos “ressuscita”, ou seja, traz vida para onde havia morte em nós.

3a. Ordem: Desatai-o e deixai-o ir

Nós é que temos que desatar e deixar ir. É minha responsabilidade. Preciso ajudar as pessoas a serem desatadas, e levá-las a uma experiência de nova vida. Quantos nasceram agora, e necessitam de cuidados, de reconstruir suas vidas, de serem livres das amarras do passado. Ficaram tantos anos escravos de pensamentos errados, vícios, pecados grosseiros. É a igreja, uma comunidade que cura, perdoa, restaura, que deve fazer isso com as pessoas. E a igreja aqui sou eu e você. Estas pessoas não podem se desatar sozinhas, necessitam de ajuda nossa.
Vejamos a experiência de Paulo, em Atos 26:15-19, que foi chamado por Jesus para pregar aos gentios, e transportá-los do poder de Satanás para Deus, das trevas para a luz.

Conclusão

Estas três palavras de ordem são em primeiro lugar para nós. Antes de tirarmos as pedras da vida dos outros, temos que removê-las das nossas próprias vidas. Como podemos ajudar a curar os feridos se nós mesmos estamos feridos? Tomemos hoje a decisão de remover as pedras, para que Deus possa operar dentro de nós e remover o que está podre e cheirando mal, e então, desatados daquilo que nos amarrava, podermos ir e ajudar a outros a também serem libertos e despertarem para a verdadeira vida que há em Cristo Jesus.

About these ads
  1. #1 por Celso em 23 | julho | 2012 - 20:53

    Realmente, para a primeira pedra a ser tirada, deve ser a que está em nosso caminho, para que possamos ter um crescimento espiritual e junto possamos ajudar nossos irmãos.

  2. #2 por Hélio Duque F. Oliveira em 9 | abril | 2012 - 17:42

    Engrandecedor! Eu mesmo PRECISO remover a minha pedra… Pequena ou grande? Humanamente, não sei! Mas sei que meu (nosso) Deus é maior!
    Um texto inspirado por Deus e q em minha vida tem sintonia perfeita em cumprî-lo…, vencer o acusador!
    Deus abençoe a todos

  3. #3 por divonay dantas em 26 | fevereiro | 2012 - 15:48

    essa mensagem falou fortemente comigo, preciso remover algumas pedras que impedem que o milagre aconteça.

  4. #4 por cassiana souza lima em 18 | janeiro | 2012 - 12:52

    gostei muito da palavr,preciso tirar as pedras da minha vida,ir para fora de muitas coisas como mentiras,murmuraçoes,e mim desatar e ajudar uotras pessoas a se desatar tmbém ,
    que cristo continue a te abencoar

  5. #5 por jose edicio de oliveira em 29 | julho | 2011 - 16:30

    essa mensagem vai mudar a minha vida eu vou tirar as pedras

  6. #6 por Lucas Thomiks em 19 | janeiro | 2010 - 15:50

    mensagem de vida para muito que se achavam estar mortos mais que econtrou em Jesus o caminho para a vida eterna.

  7. #7 por Lucas Thomiks em 19 | janeiro | 2010 - 15:48

    mensagem de vida para muito que se achavam estar mortos mais que econtrou em Jesus o caminho para a voda eterna.

  8. #8 por ADILSON SILVA em 15 | novembro | 2009 - 20:12

    parabens gostei desta mensagem que deus abençoe sua vida

  9. #9 por Nadia Borges em 9 | novembro | 2009 - 23:27

    Amei esta mensagem, me ajudou muito.
    Que o Senhor te abençoe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 196 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: